Leitura:   1 Samuel 3;   Isaías 46; 2 Coríntios 6.11 – 7.16

Meditação: “… julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia;  seus filhos se fizeram execráveis, e ele não os repreendeu”. (1 Sm 3.13)

Deus, apesar de ser tão grande, tão soberano, se manifesta e fala aos homens.  Neste capítulo encontramos a linda história de como Deus paciente e insistentemente se manifestou e falou ao menino Samuel e lhe revelou o que iria fazer.  Conta-lhe como castigará a família do sacerdote Eli, não porque seus filhos eram ímpios mas porque, conhecendo as rebeldias de seus filhos, Eli não os repreendeu.  Que lição para nós que somos pais! Nós não podemos forçar nossos filhos a serem tementes a Deus, pois são seres dotados de livre arbítrio. Mas, ao vermos suas falhas não podemos lhes dar cobertura. Sim, o papel dos pais cristãos é ensinar, admoestar a seus filhos.  Mas se formos tementes ao Senhor, Ele nos promete: “… vós a quem sustentei desde o ventre… Até a velhice… eu vos carregarei. …” (Is. 46.3-4). “… visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus”. (2 Co 7.1).

Oração: Querido Deus, ajuda-nos a sermos pais fiéis educadores de nossos filhos, a ensinar-lhes o temor do Senhor.  Ajuda-nos a alcançar o aperfeiçoamento de nossa santificação. Queremos ser cuidados pelo Senhor, até nossa velhice.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: 1 Samuel 2;  Isaías 45.9 – 25;  2 Coríntios 5.11 – 6.10

Meditação: “… Não é pela força que prevalece o homem;  os que contendem com o Senhor serão quebrantados. … porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”. (1 Sm 2.9, 10,30)

Temos o privilégio de vivermos o tempo de maior desenvolvimento da ciência em todas as suas áreas.  O Homem pode ser levado a pensar que chegará um tempo em que dominará tudo, inclusive o controle da vida humana, pois com o avanço da genética, o desenvolvimento de tecidos a partir de células tronco… parece que o homem poderá finalmente ter domínio sobre  a morte.  “Ora, o último inimigo que há de  ser destruído é a morte”. (1 Co 15.26).  Mas o Senhor nos adverte que não é pela força que prevalece o homem e acrescenta: quem contende com o Senhor será quebrantado, quem despreza o Senhor será desprezado.  E nos dá uma promessa: honrará aos que O honram! Que sejamos sábios em temer ao Senhor, sejamos sábios em honrar ao Senhor! Não nos esqueçamos que todo o conhecimento, e todo poder advindo deste conhecimento, nos é concedido pelo Todo Poderoso, Aquele que é Senhor dos senhores.

Oração: Obrigado Senhor, por estar permitindo ao homem avançar em tanto conhecimento e desenvolvimento, mas ajuda-nos a dar-nos conta de nossa vulnerabilidade; a estarmos conscientes que nossas vidas estão em Suas mãos.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  I Samuel 1;  Isaías 44.24 – 45.8;  2 Coríntios 4.7 – 5.10

Meditação: “Pelo que estamos sempre de bom ânimo, …” (2 Co 5.6)  

Jesus nos exorta a ter bom ânimo, mesmo nos avisando que neste mundo teríamos aflições: “… No mundo tereis aflições.  Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo”. (Jo 16.33).  Ter bom ânimo não significa estar feliz, estar alegre.  Podemos ter o coração pesado de tristeza e ainda assim ter bom ânimo.  E o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Corinto que nosso corpo vai envelhecendo, sofremos tribulações, perplexidades, perseguições… mas ainda assim podemos estar sempre de bom ánimo.  Ânimo significa valor, coragem, resolução, intenção, vontade, força. (dicionário Aurélio) Ter coragem para, mesmo enfrentando perseguições, calúnias, palavras de desânimo, persistir até a vitória! Como prestaremos conta de nossos dias, não podemos perder o ânimo, pois como filhos de Deus, seremos recompensados.  Temos muito a perder se formos infiéis e muito a ganhar por nossa fidelidade, porque “todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.” (2 Co 5.10).

Oração: Querido Deus, ajuda-nos a estar sempre de bom ânimo.  Hoje queremos ter valor, coragem, resolução de vencer todas as dificuldades e transformar cada obstáculo em oportunidade de crescimento. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura:  Rute 3 – 4;  Isaías 44.6 – 23;  2 Coríntios 3.1 – 4.6

Meditação: “Mas todos nós, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. (2 Co 3.18)

O apóstolo Paulo relembra que o rosto de Moisés resplandecia ao voltar da presença de Deus.  Moisés cobria o rosto, pois com o passar dos dias, seu rosto ia voltando ao natural. Porém nós não precisamos cobrir o rosto, pois ao recebermos a Jesus como nosso Salvador, passamos a ser templos do Espírito Santo.  Nossa glória não se desvanecerá, mas ao contrário, seremos transformados de glória em glória, sempre crescendo, sempre chegando mais próximo da imagem que perdemos com o pecado. Muitos são os depoimentos de pessoas que dizem que lêem a Bíblia mas não entendem.  Mas o que ocorre é que, antes da presença do Espírito Santo em nossa vida, não entendemos as Escrituras; este entendimento ocorre: “ quando um deles se converte ao Senhor então o véu é lhe retirado”. (2 Co 3.17), e assim podemos entender os ensinamentos do Senhor através dos ensinos do Espírito Santo.

Oração: Querido Deus, queremos crescer em santidade, queremos alcançar aquela imagem perdida com o pecado; queremos ser transformados de glória em glória até sermos Sua imagem e semelhança.  Ajuda-nos Senhor, para que ao sairmos hoje para as lutas diárias, não percamos a glória de estarmos na Sua presença. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   Rute 2;   Isaías 43.11 – 44.5;   2 Coríntios 2

Meditação: “Graças a Deus… sempre nos faz triunfar em Cristo… somos o bom cheiro de Cristo…“ (2 Co 2.14-15)

Viver é uma grande aventura.  Cada dia é um presente. Nunca sabemos o que nos espera.  O apóstolo Paulo, refletindo sobre as dificuldades, exclama: “Graças a Deus!”, e declara sua fé: “sempre nos faz triunfar!”.   Sim, sempre seremos vitoriosos, mas há uma condição: “em Cristo!”  E se estamos em Cristo, estaremos manifestando o “bom cheiro de Cristo”: seremos diligentes, seremos bons amigos de nossos parceiros de viagem do dia de hoje, perdoaremos quem nos ofender ou maltratar.  Falaremos de Cristo tão alto com nosso comportamento que não serão necessárias nossas pregações com palavras… Como diz um refrão espanhol: O que você faz fala tão alto, que não posso ouvir o que você diz!  Nunca tinha encontrado um perfume que me agradasse até que, há mais de 30 anos, o encontrei.  Desde então, só uso este perfume. Há uns anos atrás fiz terapia em uma menina. Anos depois a encontrei, mas ela não me reconheceu, mas quando a abracei, ela me reconheceu pelo perfume….  Assim Jesus quer que sejamos reconhecidos: pelo Seu perfume!

Oração: Obrigado Senhor, porque independentemente das lutas que o dia de hoje nos apresentar, como estamos em Cristo seremos vitoriosos.  Ajuda-nos ó Deus, a sempre exalarmos o bom cheiro do amor de Jesus. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   Rute 1;   Isaías 42.22 – 43:10;   2 Coríntios 1

Meditação: “Não temas… tu és meu.  Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão.  Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”.  (Is 43.1-2)

Temos a tendência de pensar, que porque somos do Senhor, porque somos filhos de Deus, comprados pelo precioso sangue de Jesus, não podemos passar por problemas.  Mas não é esta a verdade bíblica e sim que não importam as dificuldades enfrentadas; podemos estar seguros; não precisamos temer! Sim, somos do Senhor! E no peregrinar deste mundo,  quando passarmos pelas águas das dificuldades, o Senhor promete estar conosco; quando passarmos pelos rios dos problemas, eles não nos submergirão, não seremos afundados; quando passarmos pelo fogo das provações, das invejas, das ingratidões, das traições… não nos queimarão;  logo, “nem a chama arderá em ti”  com ódios, ressentimentos, mágoas, pois teremos um coração perdoador.

Oração: Senhor, queremos viver seguros, sem temor, sabendo que o Senhor está conosco em todo o tempo.  Não importa que dificuldades teremos de enfrentar; elas não nos sucumbirão, mas sairemos fortalecidos. Com a ajuda do Senhor, cada problema será uma oportunidade de crescimento.  Ajuda-nos Senhor a viver o dia de hoje com excelência. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   Juízes 21;   Isaías 41.21 –  42.21; 1 Coríntios 16

Meditação: “Ficarei … porque uma porta grande e eficaz se me abriu, e há muitos adversários”. (1 Co 16.8-9)

Precisamos estar atentos à voz do Senhor para dar-nos conta das oportunidades que se nos apresentam.  Nosso dia a dia geralmente é cheio de rotinas, stress, desapontamentos, dificuldades mil, … impedindo-nos de ver as portas grandes e eficazes que se nos estão abrindo:  porta de trabalho, porta de negócios, porta de estudos, porta de lazer, porta de ajuda ao próximo, porta de oportunidade de crescimento… O fato de que uma porta grande e eficaz nos seja aberta não significa ausência de dificuldades.  Ao contrário, pode significar a presença de “muitos adversários”: invejas, preconceitos, maldades, ingratidões, críticas, calúnias …  Diante das dificuldades podemos desanimar, desistir de nossos projetos, porém essas mesmas dificuldades podem ser o instrumento que Deus usa para que possamos desenvolver virtudes como: amor, bondade, perdão, paciência, autocontrole, fé, mansidão, longanimidade, misericórdia … logo,  crescimento!

Oração: Querido Deus, abre nossos olhos para ver as portas que o Senhor nos está abrindo.  Ajuda-nos a passar por elas. Dá-nos toda a capacitação necessária para sermos fiéis realizadores de Sua obra e vontade.  Que todo adversário, toda dificuldade, sejam usadas para nosso crescimento físico, psíquico e espiritual no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 20;  Isaías 41:. – 20;  1 Coríntios 15.35 – 58

Meditação: “… Tu és o meu servo, a ti escolhi, e não te rejeitei.  Não temas, pois Eu Sou contigo; não te assombres, pois Eu Sou teu Deus.  Eu te fortalecerei, e te ajudarei; Eu te sustentarei com a destra da minha justiça;… Não temas… Eu mesmo te ajudarei, diz o Senhor, o teu Redentor, …  mas tu te alegrarás no Senhor, e te gloriarás no Santo de Israel”. (Is  41.9,10,13,14,16)

Nesta passagem tão confortadora, como Seu novo Israel, Deus nos está enviando muitas mensagens:   somos servos do Senhor; não fomos rejeitados, mas fomos escolhidos pelo Senhor! Não deve haver lugar para o temor  em nossas vidas, porque o Senhor está conosco, fortalecendo, ajudando, sustentando, desde que nossas vidas sejam calcadas na justiça! Quem não é servo do Senhor, se alegra e se gloria em seus feitos, em sua força, em sua capacidade.  Devemos nos alegrar e nos gloriar no Senhor, o Todo Poderoso!

Oração: Querido Deus, obrigado porque somos filhos amados.

Queremos ser servos dedicados e obedientes ao Senhor,  sabendo que o Senhor estará nos protegendo, abençoando, fortalecendo e nos livrando de todo o mal.  Neste dia, queremos colocar aos Seus pés todas as nossas dificuldades porque o Senhor tem a solução.  Obrigado Senhor, porque da mesma forma que o Senhor honrou a fé dos Seus servos do passado, o Senhor honrará a nossa fé.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   Juízes 19;   Isaías 40; 1 Coríntios  15.1 – 34

Meditação: “Por que dizes… e tu reclamas…  a minha causa passa despercebida ao meu Deus?  Não sabes? … O Senhor é o eterno Deus… Ele não se cansa nem se fatiga… Dá força ao cansado, e multiplica o poder ao que não tem vigor.  Até os jovens se cansam e se fatigam, … tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias;  correrão… caminharão e não se fatigarão”. (Is  40.27-31)

Diante das enfermidades e dificuldades mil, a tendência humana é murmurar, se lastimar…  Aqui está a diferença de quem é um vencedor e de quem sucumbe diante dos problemas. O ser humano que não conhece ao Senhor, ou o cristão derrotado, diante das adversidades, se põe a reclamar, muitas vezes a blasfemar ou a colocar a culpa em Deus.  Mas o cristão vencedor clama e espera no Senhor. Essa é a atitude que fará a diferença! O Senhor que é Todo Poderoso, que não se cansa, o Criador, promete fortalecer-nos, multiplicar-nos o poder, elevar-nos até as alturas que somente as águias alcançam e mesmo que tenhamos que caminhar e até correr, não nos fatigaremos, porque o Senhor estará nos sustentando.

Oração:  Adoramos e Louvamos ao Senhor que é maravilhoso, Deus forte, que nos sustenta, nos dá Sua paz, nos abençoa, cuida de nós nos mínimos detalhes.  Queremos honrá-Lo com nossas atitudes e ações no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 17 – 18;  Isaías 38 – 39; 1 Coríntios 14

Meditação: “… diz o Senhor…:  Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas, acrescentarei aos teus dias quinze anos… Prepare-se uma pasta de figos, e ponha-se como emplasto sobre a chaga…” (Is  38.5,7,8,21)

O rei Ezequias confiava no Senhor; viveu grandes experiências.  Agora está doente e recebe a mensagem do Senhor: “ … Põe em ordem a tua casa, porque morrerás; não viverás!” (Is 38.1).  Enfrentando uma enfermidade mortal, uma vez mais o rei Ezequias clama ao Senhor, e a resposta vem em seguida pelo profeta!  Muitas vezes pensamos que, se o Senhor cura, será através de um milagre. Mas o Senhor pode fazer milagres usando os recursos científicos disponíveis, e foi assim que mandou Ezequias usar uma pasta de figos como emplasto.  Qual é o problema? Enfermidade grave ou mesmo mortal? Nosso Deus tem a solução!  Problemas de relacionamentos?  Nosso Deus tem a solução!  Problemas financeiros?  Nosso Deus tem a solução!  Interessante, Deus manda Ezequias colocar em ordem sua casa.  Será que o Senhor não está dizendo o mesmo para nós? Que necessitamos colocar nossa casa em ordem para termos tranquilidade econômica, para termos bons relacionamentos, para termos saúde!

Oração:Senhor, obrigado porque não há problema humano que o Senhor não possa resolver.  Seja engrandecido o nome do Senhor em nossa vida hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 16;  Isaías 37.8 – 38;  1 Coríntios 13

Meditação: “… assim diz o Senhor:… Não entrará nesta cidade… Eu ampararei esta cidade… o anjo do Senhor… feriu o arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil.  … tudo eram cadáveres. …” (Is 37.33,35-36)

Senaqueribe, rei da Assíria ameaçava invadir Jerusalém.  Mandou carta e emissários a Ezequias, rei de Judá, dizendo: “Não te engane o teu Deus, em quem confias… Certamente já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, … Livraram-nas os deuses das nações que meus pais destruíram …?” (Is 37.10-12).  O rei Ezequias buscou socorro e a resposta veio através do profeta Isaías.  Deus amparou a cidade de Jerusalém como prometeu, e enviou Seu anjo para lutar por eles. São muitos os exemplos na história bíblica em que a solução veio do Senhor.  O nosso Deus, que agia na antiguidade, continua poderoso hoje. Muitos são os adversários e as adversidades que enfrentamos em nosso dia a dia. O rei Senaqueribe sabia que Ezequias confiava em Deus.  Assim nosso inimigo precisa saber que nós confiamos em nosso Deus e, com esta fé na libertação que o Senhor nos dará, poderemos alcançar a vitória que necessitamos.

Oração: Querido Deus, obrigado por este tremendo exemplo de Seu poder.  Sabemos que o Senhor não faz acepção de pessoas e como socorreu ao rei Ezequias, o Senhor também pode nos socorrer nas aflições do dia de hoje.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 14 – 15;  Isaías 36.1 – 37.7;  1 Coríntios 12

Meditação: “A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. … Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer”. (1 Co 12.7,11)

Nós que já tivemos um encontro com Cristo, passamos a ser templos do Espírito Santo. (1Co 3.16).  Desejamos e buscamos a santificação. Nesta busca pela comunhão com o Senhor, muitas vezes desejamos e pedimos os dons do Espírito Santo.  Este texto nos ensina pelo menos duas lições: o Espírito Santo distribui Seus dons para os membros da Igreja de Cristo com a finalidade de ser útil à Igreja e não para a satisfação pessoal;  o Espírito Santo distribui de acordo com o Seu desejo e juízo pessoal. A Igreja é comparada a um corpo com seus diferentes membros e funções, onde todos são importantes e necessários. O Apóstolo Paulo deixa claro que não recebemos todos os dons, e nenhum dom é dado, obrigatoriamente, a todos, mas sim devemos desejar os dons do Espírito e principalmente o dom maior que é o Amor.

Oração:  Senhor, obrigado porque somos templo, e Seu Espírito Santo habita em nós.  O Senhor sabe quais são nossas capacidades, talentos e possibilidades. O Senhor sabe como podemos ser mais úteis no corpo de Cristo que é a Sua Igreja.  Dá-nos Senhor os dons para que melhor O sirvamos. Que possamos viver amando ao Senhor e ao nosso próximo. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 13;  Isaías 34 – 35;  1 Coríntios 11.2 – 34

Meditação: “O Senhor… disse:…  fazei isto em memória de mim. … Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue;  fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim. … todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice,  anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha”. (1 Co 11.23-26)

O Senhor Jesus, ao fundar a Sua Igreja, nos deixou somente duas ordenanças: o Batismo e a Ceia.  Com o batismo fazemos pública declaração de nossa fé. Simbolicamente, estamos dizendo aos presentes que ao sermos submersos na água, estamos mortos em nossos pecados e que ao sairmos da áqua, ressuscitamos para uma nova vida em Cristo.  Jesus em muitas ocasiões utilizou metáforas para explicar uma verdade. Ele disse: “Eu sou a porta… ” “Eu sou a videira… ” “Eu sou o caminho… ” Nesta última páscoa, Ele tomou o pão e disse: “Esse é meu corpo…”, e o vinho: “Esse é meu sangue…”  Devemos entender que o pão era um símbolo do corpo e o vinho era um símbolo do sangue de Jesus. Devemos comer o pão e beber o vinho na Ceia do Senhor em memória do Senhor Jesus, anunciando que um dia Ele voltará.

Oração:  Muito obrigado ó Deus, porque podemos anunciar o que o Senhor fez conosco através da obediência do batismo e através da Ceia do Senhor, podemos anunciar a morte, ressurreição e a volta do Senhor Jesus. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: Juízes 11.29-12.15; Isaías 33; 1 Coríntios 10.15-11.1

Meditação:”E Jefté fez um voto ao Senhor: …, qualquer que, saindo da porta da minha casa, me vier ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do Senhor, e o oferecerei em holocausto”. (Jz 11.30-31)

Ao conquistarem  Canaã, os israelitas venceram os amonitas e possuiram suas terras.  Passados mais de 300 anos (Jz 11.26), eles se rebelaram. Deus colocou Jefté como líder nesta batalha;  cônscio da sua grande responsabilidade, clamou pela ajuda do Senhor e lhe fez um voto. Deste voto impensado, imprudente, Jefté colocou em risco a vida de sua filha amada.  O sábio Salomão mais tarde escreveu: “… Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo.  Ele não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues”. (Ec 5.2,4-5).  E foi assim que Jefté, para pagar seu voto, cometeu um ato que também desagradou  ao Senhor: ofereceu sua filha em holocausto, ato que Deus condena: “…o que nunca lhes ordenei, nem subiu  ao meu coração,” (Jr 32.35). Pois o único sacrifício humano aceito pelo Senhor Deus foi o sacrifício de Jesus, Seu único filho, que morreu em nosso lugar, dando-nos assim a vida eterna.

Oração: Obrigado porque Jesus é o nosso Salvador, e assim podemos ter vida eterna.  Ajuda-nos a guardar a nossa língua de palavras impensadas. Enche-nos de Seu Espírito de sabedoria, para que de nossa boca somente saia palavras que edificam e tragam paz aos que nos ouvem. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura: Juízes 10.6-11.28; Isaías 31-32; 1 Co 9.24-10.14

Meditação: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia.  Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (1 Co 10.12-13)

A tentação que enfrentamos é humana  porque o nosso inimigo sempre nos tentará em nossas necessidades, em nossos desejos.  Nunca nos tentará a comer o que não gostamos, a fazer o que não queiramos, a buscar o que não desejamos.  Junto com esta explicação, o Senhor nos dá promessas; Ele é fiel! Nosso Deus não nos deixará ser tentado além de nossas forças!  Junto com a tentação nos dará o escape para que a possamos resistir! Este texto tem sido um dos pilares ao longo da minha vida. Enquanto o inimigo nos incita ao desânimo; saber que o Senhor não nos deixa sofrer além do que possamos resistir, nos dá segurança, tranquilidade, paz ao enfrentarmos dificuldades.  Mas também é um alerta: se estamos de pé, precisamos estar conscientes de nossa vulnerabilidade e sermos humildes, e cuidarmos para que não caiamos.

Oração: Querido Deus, muito obrigado por Suas promessas que nos tem sustentado nesta vida.  Obrigado porque o Senhor é fiel! Ajuda-nos em nossas fraquezas, em nossa fragilidade.  Fortalece-nos, pois também queremos ser fiéis em cada situação que tenhamos de viver no dia de hoje. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura:   Juízes 9.1 – 10.5;   Isaías 30; 1 Coríntios 9.1 – 23

Meditação: : “Ai dos filhos rebeldes,… que tomaram conselho, mas não de mim, que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado;  que descem ao Egito, sem me consultar, para se fortificarem… Assim diz o Senhor Deus…: Em vos converterdes e em repousardes está a vossa salvação, no sossego e na confiança está a vossa força“. (Is  30.1-2,15)  

Houve um tempo que o povo de Israel quando se via em guerra, buscava ajuda ora dos sírios, ora dos assírios, ora dos egípcios.  Sempre que assim agiam, Deus os repreendia. Vivemos na atualidade, como os israelitas. Procuramos segurança e poder na educação, na cultura, nos trabalhos, nas posses… Mas o Senhor está dizendo que nossa salvação e nossa força está em nos convertermos de nossos pecados, em nos revestirmos do Santo Espírito, em vivermos sossegados confiando no Senhor.  Que maravilhoso saber que o Senhor espera por nós porque se compadece de nós. (Is 30.18). Quão felizes seremos se esperarmos no Senhor!

Oração: Senhor, não queremos ser rebeldes, nem ser fortes  nos firmando sem o Seu conselho, mas queremos usar todas as oportunidades que o Senhor nos der como instrumentos de bênçãos do Senhor.  Dá-nos sabedoria como deste a Salomão. Ajuda-nos e abençoa-nos no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   Juízes 8;   Isaías 29; 1 Coríntios 8

Meditação: “Então os homens de Efraim lhe disseram:  Que é isto que nos fizeste, que não nos chamaste, quando foste pelejar contra os midianitas?  E contenderam com ele fortemente”.  (Jz 8.1)  

Depois do povo de  Israel ser libertado  das mãos dos midianitas por intermédio de Gideão, que poderíamos esperar?  Uma grande festa de gratidão a Deus e a Gideão, não é mesmo? Mas, o que aconteceu?  O resultado são cobranças, ingratidão… Você se esforça para realizar algo em sua igreja, em sua família, em seu trabalho ou escola … e muitas vezes a única palavra que você recebe é que poderia ter feito diferente… Que decepção!  Que frustração! Mas este comportamento não deve nos fazer desanimar, pois quem está vendo nossas ações e as anotando é o Senhor. Será Ele quem nos julgará e nos recompensará. Tudo e todos passam, mas o Senhor permanece para sempre. É a Ele que daremos conta de todos os nossos atos.”…o amor edifica esse é conhecido dele”. (1 Co 8.1-3).  Somos filhos amados e conhecidos de Deus!

Oração: Obrigado Senhor por esta segurança que Sua palavra nos dá, de sermos conhecidos pelo Senhor;  de sabermos que não somos somente um número entre os bilhões de humanos. Ajuda-nos a nos manter fiéis ao Senhor em meio às adversidades, às injustiças e ingratidões que recebemos.  Seja engrandecido em nossas vidas hoje. Amém!

Leitura:   Juízes 7;   Isaías 28; 1 Coríntios 7

Meditação: “disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para Eu dar os midianitas em suas mãos.  A fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: O meu próprio poder me livrou”. (Jz 7.2)

O povo de Israel, esquecendo os ensinos e os milagres recebidos, se afastou de Deus.  O resultado foi a opressão pelos midianitas. Em meio ao sofrimento, Deus levantou Gideão para libertá-los,  e ele arregimentou 32 mil homens. Daqueles, Deus separa trezentos e anima Gideão através de um sonho que ele ouviu de um midianita.  Com esta confiança, Gideão prepara uma estratégia de guerra e o resultado foi que “ enquanto permanecia cada um no seu lugar… tocando os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro …”  (Jz 7.21-22). Estando o exército firme em seu posto, obedecendo às ordens do seu capitão, Deus atuou dando-lhes a vitória.  Deus está nos fortalecendo constantemente através de hinos, mensagens, Sua Palavra e se nós, em meio às nossas lutas, confiamos em nosso Deus permanecendo firmes no lugar que Deus nos coloca, Ele nos dará a vitória.

Oração: Querido Deus, lhe adoramos porque o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente!  Sabendo que o Senhor cuida de nós e quer que sejamos úteis, nos colocamos em Suas mãos para que a Sua perfeita vontade seja feita em nossas vidas no dia de hoje.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   Juízes 6;   Isaías 27; 1 Coríntios 6

Meditação: “… o anjo do Senhor apareceu a Gideão, lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.  … Vai nesta tua força e … Eu hei de ser contigo …” (Jz 6.12,14,16)

No tempo dos juízes os israelitas viviam uma vida de altos e baixos.  O povo se afastava de Deus, era oprimido…; clamavam a Deus e Deus levantava um líder que os libertava no poder do Espírito Santo; tinham paz enquanto o líder vivia.  O líder morria, se afastavam de Deus e a história se repetia… Foi assim que Deus chamou a Gideão para libertar os israelitas da opressão dos midianitas. Quando Deus nos convoca para uma missão, como Gideão podemos estar com muito medo, mas Deus nos vê como um Homem valente.  Ele deseja que usemos a nossa força, isto é, as nossas potencialidades, a nossa preparação, para cumprirmos os Seus propósitos. Há uma grande reforma para ser feita em nosso país e no mundo. Há milhões de necessitados de tudo o que um ser humano requer para viver com dignidade: educação, saúde, conhecimento do Senhor.  Mas… Ele promete estar conosco.

Oração: Obrigado querido Pai Celeste,  por Sua misericórdia, por Sua paciência e amor para conosco.  Obrigado porque, apesar do Senhor ser Todo Poderoso, podendo fazer tudo sozinho, o Senhor conta conosco, nos dá o privilégio de sermos usados pelo Senhor.  Neste dia, conscientiza-nos e usa-nos para honra e glória do Seu Nome e do Seu reino. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   Juízes 5;   Isaías 26; 1 Coríntios 5

Meditação:  “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti”. (Is 26.3)  

Os pensamentos, nosso grande tesouro!  São nossos pensamentos do passado que nos tornaram quem somos hoje.  São nossos pensamentos do presente que nos tornarão quem seremos amanhã.  Isaías fala, que se nossos pensamentos estiverem fixados na confiança de que o Senhor está conosco, não poderemos estar angustiados pelo temor do que nos faltará,  do que nos acontecerá… Se nossa mente, isto é, nossos pensamentos estiverem firmes em Deus, o resultado será paz e consequente saúde. Com este pensamento firme no Senhor, clamaremos como Isaías: “Com a minha alma te desejo de noite;  com o meu espírito, que está dentro em mim, madrugo a buscar-te”. (Is 26.9).  Estaremos ligados no Senhor, agradecendo as bênçãos e colocando em Suas mãos nossas preocupações, nossas ansiedades e  desejos. … teremos paz, inclusive com relação à eternidade, pois “os teus mortos viverão;  os seus cadáveres ressuscitarão“. (Is 26.10). Que tranquilidade tem quem coloca seus olhos firmes no Senhor!

Oração: Obrigado Senhor, pela paz e segurança quanto ao Seu cuidado nesta vida, porque sabemos que ainda que nossos corpos físicos morram, tornaremos a viver,  e um dia estaremos para sempre com o Senhor na eternidade, longe de toda dor e de toda lágrima. Glória ao nome do Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 4;  Isaías 25; 1 Coríntios 4

Meditação: “nem eu … a mim mesmo me julgo”. (1 Co 4.3).

Temos a tendência de julgar, mas Jesus nos adverte “não julgueis”. Não estamos em condições de julgar nem a nós mesmos.  Nossas reações e ações são o resultado de muitas influências: nossa herança, nossa educação, o ambiente em que fomos criados.  Somente nosso Deus, que vê nossa vida em sua plenitude, está preparado para nos julgar. Nosso inimigo nos acusa, mas deixemos que o Senhor nos julgue.  Isto porém não nos livra de cuidarmos para que não tenhamos “ má consciência”, e de ficarmos certos que o Senhor “…manifestará os desígnios dos corações… cada um receberá de Deus o louvor”. (1 Co 4.4-5).   O ser humano naturalmente pensa, sente e age.  William James, o grande psicólogo que viveu no final do século 19 e início do século 20, disse que podemos inverter esta ordem: “Os sentimentos seguem as ações.” Se começarmos a agir, começaremos a sentir.  A 6ª Lei de Og Mandino fala das emoções: “Hoje serei dono das minhas emoções”.  Ele disse: Fraco  é aquele que permite que seus pensamentos controlem suas ações.  Forte  é aquele que força suas ações a controlarem seus pensamentos.

Oração: Obrigado, pois só o Senhor pode nos julgar.  Ajuda-nos a ter somente pensamentos que edificam, que nos façam chegar ao final do dia melhores seres humanos, mais semelhantes à imagem de Cristo. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 3.5 – 31;  Isaías 24; 1 Coríntios 3

Meditação: “… ninguém pode pôr outro fundamento, … o qual é Jesus Cristo.  E, se alguém sobre este fundamento levantar um edifício… Pelo fogo será revelada…  Se a obra que alguém edificou… permanecer, esse receberá galardão. Se a obra… se queimar, sofrerá perda;  o tal será salvo, todavia como pelo fogo”. (1 Co  3.11-15)

Muitos cristãos vivem aterrorizados pelo medo de perder a salvação.  A salvação é por meio da fé em Jesus Cristo. Ele é o fundamento no qual devemos edificar nossas boas obras.  Porém, quem tem o fundamento e fizer obras, estas obras serão provadas pelo fogo do juízo de Deus. Quando Jesus julgar a Sua Igreja analisará as intenções dos corações.  Se as obras forem reprovadas, porque feitas não em amor e não para fazer a vontade de Deus, a pessoa não receberá o prêmio, mas também não perderá a salvação de sua alma.  O apóstolo Paulo distingue dois tipos de cristãos: os carnais e os espirituais. Cristão carnal não se refere ao físico e sim à forma aprendida de viver longe da vontade de Deus.

Oração: Querido Deus, obrigado porque temos a Jesus como fundamento de nossa fé.  Queremos ser cristãos espirituais, queremos viver dentro da vontade de Deus e não de acordo com nossas vontades carnais. Senhor, que as atitudes e as intenções de nossos corações hoje, seja o amor e o fazer a Sua  vontade. Ajuda-nos Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Juízes 2.6 – 3.4;  Isaías 22.15 – 23.18;  1 Coríntios 2

Meditação: “Faleceu Josué… Foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após deles se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que Ele fizera a Israel.  Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor, …” (Jz  2.8-10)

Os israelitas falharam na transmissão dos ensinamentos a seus filhos e o resultado foi desastroso.  Foi uma derrota atrás da outra. Esta passagem nos faz pensar na grande responsabilidade dos pais cristãos em transmitir os ensinamentos do Senhor a seus filhos.  Do sucesso dessa missão resultará a salvação e a bênção para a vida de nossos filhos. Ter a mente de Cristo é a forma de alcançar a santificação de uma das instâncias de nosso psiquê ou nossa alma.  O apóstolo Paulo afirma que “nós temos a mente de Cristo” (1 Co 2.16).  Os nossos pensamentos formam os nossos sentimentos e,  consequentemente, as nossas ações. Logo, se temos a mente de Cristo, devemos ter os sentimentos  condizentes com o fruto do Espírito Santo: amor, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5.22-23).  E a consequência serão atos de justiça, de retidão, de bondade e de amor.

Oração: Querido Deus,  queremos ser fiéis despenseiros da graça para nossos filhos e netos.  Abençoa-nos muito, para que possamos viver hoje como santos que somos. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura;  Juízes 1.1 – 2:5;  Isaías 21.1 – 22.14;  1 Coríntios 1

Meditação: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”. (1 Co 1.2)

Muitos pensam que ser santo é alcançar um estado de beatitude, um estado superior que lhe concede acesso especial até Deus.   Porém, a idéia bíblica da palavra santo se refere a ser separado para Deus.  É uma qualificação adquirida por todos os que,  recebendo a Jesus como seu salvador, têm acesso a Ele, pois passam a ser templo do Espírito Santo.  Sempre o apóstolo se refere aos cristãos chamando-os de santos. Desde o Velho Testamento, Deus chama Seus filhos à santidade, sempre exortando: “Sede santos porque sou santo”.  Hoje não é diferente, Deus continua nos chamando à santidade: ser santo é estar separado da corrupção, dos desejos descontrolados, da imoralidade, da mentira… Enfim, de toda maldade.   Ser santo é ter prazer de ler a Palavra, de cantar louvores em nosso coração e de estar na presença do Senhor!

Oração: Querido Deus, obrigado, porque pela justificação pelo sangue de Jesus, o Senhor nos fez santos.  Obrigado porque temos como nossa identidade o ser filhos de Deus e portanto, santos. Ó Senhor, que Seu Santo Espírito nos ajude  para que em cada pensamento, atitude ou ação, possamos viver hoje como santos filhos de Deus. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Josué 24;  Isaías 19 – 20;  2 Tessalonicenses 3

Meditação “… escolhei hoje a quem sirvais, … Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. … Ele é Deus Santo;  é Deus zeloso. …” (Js 24.15,19)

O povo de Israel já tinha tomado posse da terra e estava em paz com seus vizinhos;  a exemplo de Moisés, Josué agora, bem idoso, reúne a  todo o Israel e começa a aconselhar-lhes que não se esqueçam que foi o Senhor quem pelejou por eles, por isso deveriam esforçar-se muito para guardar e cumprir toda a lei do Senhor,  temendo-O e servindo-O  com sinceridade e com verdade.  Josué desafia Israel a servir ao Senhor!  Este continua sendo o nosso desafio: lembrar das misericórdias do Senhor, lembrar que nossas vitórias são fruto das Suas  bênçãos. Nós precisamos escolher a quem queremos servir, e se escolhemos o Senhor, deveremos saber que nosso Deus é santo e tem ciúmes de nós.  O cristão fiel deve estar ocupado em trabalhar, produzir para o bem estar da sociedade em que vive para acrescentar algo de bom para o seu tempo. “… não vos canseis de fazer o bem”. (2 Ts 3.13).

Oração: Obrigado Senhor, por todas as Suas bênçãos e todas as Suas misericórdias para conosco.  Obrigado porque o Senhor nos confirmará e nos guardará do maligno. Queremos hoje renovar nossos votos; queremos declarar que eu e minha casa serviremos ao Senhor.  Ajuda-nos ó Deus. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Josué 23;  Isaías 17 – 18;  2 Tessalonicenses 2

Meditação: “… guardai com cuidado as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus”. (Js 23.11)

É necessário que nos empenhemos, que coloquemos nossa parte para que todo o nosso ser: espírito, alma e corpo sejam santificados ao Senhor.  O apóstolo Paulo fala à Igreja: “…. Ninguém … vos engane, … não acontecerá sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, … se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. … A vinda desse iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais e prodígios de mentira”. (2 Ts 2.1,3,9).  Este texto nos ensina que precederão alguns acontecimentos antes da vinda de Jesus para buscar Sua Igreja:  Haverá uma grande apostasia, isto é, muitos cristãos abandonarão a fé, por isso Jesus disse: “…Quando, porém, vier o Filho do Homem, achará fé na terra?” (Lc 18.8);  se manifestará o anticristo, que não é Satanás, mas um homem no poder de Satanás. Este homem poderoso se assentará no templo de Deus, o que os estudiosos crêem que acontecerá depois da reconstrução do templo em Jerusalém.

Oração: Senhor, quando hoje enfrentarmos as dificuldades, ajuda-nos a exercitar nossa fé de maneira a chegar ao final do dia fortalecidos.  Queremos manter nossos olhos e ouvidos na Sua Palavra, para que não sejamos enganados, e sim, permanecer fiéis para a volta de nosso Senhor. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura:  Josué 22;  Isaías 15 – 16;  2 Tessalonicenses 1

Meditação: “Foi-nos pouco a iniquidade de Peor, da qual até hoje não estamos purificados….” (Js 22.17)

Muitas vezes pensamos que, se cometemos um erro “é meu problema”; “é minha vida”,  mas na Palavra de Deus vemos que não é bem assim.  Muitos são os casos como deste texto em que o pecado de um homem trouxe sofrimento e morte para muitos.  O nosso pecado pode impedir a manifestação da presença de Deus em nosso meio. Não somos ilhas independentes.  Sempre nossa vida e nossas ações afetarão, para bem ou para mal, a nossa família, igreja ou sociedade onde vivemos!  O Senhor nos perdoa quando nos arrependemos, mas Ele não anula as consequências. É uma lei espiritual! Quem receber as novas do evangelho, que Jesus morreu na cruz em nosso lugar, e for fiel, receberá muitas recompensas além da salvação eterna.  Mas os que desprezarem o sacrifício de Jesus “padecerão eterna perdição, banidos da face do Senhor e do seu poder.” (2 Ts 1.9).  Nossa vida é tão frágil, tão vulnerável!  Por mais saúde ou mais poder que se tenha, ninguém pode garantir que terá vida daqui a somente UM segundo!

Oração: Obrigado Senhor, por Jesus! Obrigado por Seu amor e por Seu sacrifício por nós.  Queremos ser achados fiéis quando Jesus voltar para buscar Sua Igreja. Ó Deus, ajuda-nos hoje, para que possamos viver como filhos obedientes, amados, protegidos e abençoados pelo Senhor.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Josué 20 – 21;  Isaías 14; 1 Tessalonicense 5

Meditação: “O Senhor lhes deu repouso… Palavra alguma falhou… tudo se cumpriu”. (Js 21.44-45)

Que bom, saber que o desejo de nosso Pai é dar-nos repouso.  Repouso nos lembra descanso, sossego, tranquilidade. Se estamos em lutas, este não é o desejo de nosso Pai.  A Palavra de Deus não tem como objetivo nos ensinar ciência, mas constantemente recebemos ensinos profundos, esclarecedores, e é assim que aprendemos que, como imagem e semelhança de Deus, também somos trinos: “… E todo o vosso espírito (pneuma), alma (psiquê) e corpo (soma) sejam … conservados irrepreensíveis na vinda  … Jesus Cristo. (1 Ts 5. 23).  Nosso espírito é vivificado pela atuação do Espírito de Deus que passa a habitar em nós, quando recebemos a vida eterna pela fé em Jesus.  Nossa alma se santifica  à medida que nossa mente vai absorvendo a mente de Cristo, nossas emoções vão promovendo os frutos do Espírito e nossa vontade vai sendo submetida ao senhorio de Cristo.  Nosso corpo se santifica como resultado da santificação de nosso espírito e de nossa alma, e através das mudanças de comportamento coerentes com o viver cristão.

Oração: Querido Deus, queremos repousar confiando que todas as boas promessas que o Senhor nos deu, nenhuma fica sem cumprir.  Ajuda-nos a esperar Jesus conservando todo o nosso ser íntegro e irrepreensível! Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Josué 18 – 19;  Isaías 13; 1 Tessalonicenses 4

Meditação: “Não quero… que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os… que não têm esperança…. os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares…” (1 Ts 4.13-17).

O Senhor nosso Deus se preocupa com todos os detalhes de nossa vida, por isso fez revelações ao apóstolo Paulo para que nos fossem transmitidas.  Muitas são as nações que idolatram seus mortos; muitos são os que vivem aterrorizados com a morte; muitos outros que pensam que; ao acabar a vida, tudo se acaba.  Este é o conhecimento e a segurança que o Senhor nos dá: os salvos mortos ressuscitarão primeiro e os salvos vivos serão arrebatados para o encontro com Jesus. Enquanto isso, os mortos sem salvação em Jesus estarão aguardando a segunda ressurreição.  Em Jesus recebemos uma vida eterna, isto é, uma vida que continua depois da morte biológica, e na ressurreição, receberemos um novo corpo, como o corpo que o Senhor Jesus recebeu quando de Sua ressurreição.

Oração: Graças Senhor por esta esperança, por isso podemos cantar: Que segurança sou de Jesus! Eu já desfruto as bênçãos da luz….. (417 HCC).  Que possamos desfrutar desta segurança todos os momentos do dia de hoje.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Josué 16 – 17;  Isaías 11 – 12; 1 Ts 2.17 – 3:13

Meditação: “Naquele dia dirás: Graças te dou, ó Senhor. … Certamente Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei.  O Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; Ele se tornou a minha salvação. … Dai graças ao Senhor, invocai o Seu nome; tornai manifestos os Seus feitos entre os povos, e contai quão excelso é o Seu nome”. (Is 12.11-12.4)

À medida que vamos estudando a Bíblia, vemos o cumprimento das profecias do Senhor. Hoje vivemos o cumprimento desta profecia: damos graças ao Senhor pela grande salvação que recebemos em Jesus; confiamos plenamente na fidelidade do Senhor; cantamos ao Nome do Senhor; desejamos que todos os povos conheçam a salvação do Senhor. Neste intento, muitas são as missões atuando em todo o mundo para levar as boas novas da salvação por Jesus Cristo. Enquanto isso, possa o Senhor nos “confirmar os corações, para que sejamos irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os Seus santos”. (1 Ts 3.13).

Oração:  Louvamos ó Deus, porque o Senhor é digno de receber toda honra e toda glória.  Abençoa a Sua Igreja para que permaneça fiel em Sua missão de adorá-Lo e de levar Seu Nome até os confins da terra. Abençoa-nos para sermos fiéis nas pequenas e grandes coisas do dia de hoje. Em Nome de Jesus.   Amém!

Leitura: Josué 14-15; Isaías 10.6-34; 1 Tessalonicenses 2.1-16

Meditação:  “… como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus,…” (I Ts 2.4)  

Na Espanha tem um refrão que diz que é de boa educação ser agradecido.  Gratidão é algo que alegra o coração. Mas… quantas vezes recebemos gratidão depois de fazer o bem para alguém?  Quando Jesus curou os 10 leprosos, somente um voltou para agradecer. Se nós olharmos as ingratidões que recebemos, nosso coração se endurecerá e não ajudaremos a mais  ninguém. Mas se nós fizermos o bem “não como para agradar os homens mas a Deus”, tudo muda, pois sabemos que o Senhor Deus não tem dívidas para conosco.  Ele está anotando tudo em Seu computador, e um dia Ele nos recompensará por todo o bem que fizermos.  O apóstolo Paulo nos adverte sobre outro tema importante: Deus “prova os nossos corações”.  Aqui ele está se referindo à intenção do coração, porque também é importante “como” fazer o bem, não o fazendo para receber honras e elogios, mas fazendo o bem de coração puro, como para agradar a Deus.

Oração: Querido Deus, ajuda-nos a não esperar recompensas humanas de nossas ações.  Ajuda-nos a fixar nossos olhos em Jesus e seguir o Seu exemplo de doação e de amor.  Senhor, que hoje possamos fazer, de todo o nosso coração, todo o bem que nos for possível. Em Nome de Jesus.  Amém!