Leitura:  Levítico 6.8 – 7:10;  Salmos 106; Marcos 1.1 – 20

Meditação: “Serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço.  Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios”. (Sl 106.36-37).    

A Palavra de Deus constantemente condena a adoração a ídolos e também o sacrifício humano.  O Salmo 106 conta a história de Israel e como o povo foi rebelde não obedecendo ao mandamento do Senhor;  como serviram aos ídolos, inclusive oferecendo seus filhos em sacrifício. Quando uma pessoa adora um ídolo, na verdade ela está adorando a um demônio.  Daí, a razão de tanta condenação à adoração de ídolos. Irritar-se com os demais e falar precipitadamente é um pecado ao qual estamos expostos constantemente.  Este foi o pecado pelo qual Deus castigou a Moisés, impedindo-lhe de entrar na Terra Prometida: “Indignaram-no… junto às águas de Meribá, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles;… de modo que Moisés falou irrefletidamente”.  (Sl 106.32-33).  Que este pecado tão rotineiro não nos impeça de possuir riquezas e possessões que Deus tem para nós.

Oração: Querido Deus, mostra-nos se estamos adorando algum ídolo: dinheiro, beleza, posses, filhos, cônjuge, igreja, trabalho… Porque queremos adorar e servir somente ao Senhor.  Perdoa-nos Senhor o pecado da irritação, das palavras precipitadas e ajuda-nos a não cair novamente. Bendito seja o Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Levítico 5.14 – 6:7;  Salmos 105; Atos 28.11 – 31

Meditação: “Se alguém pecar… o que não se deve fazer, ainda que sem perceber, será culpado, e levará a sua iniquidade “. (Lv 5.17).

É muito importante estudar a Bíblia, para conhecer a Deus e os Seus ensinos.  Aprendemos que a ignorância, o desconhecimento não nos libera do pecado. Mesmo fazendo “porque não sabia” ou “porque foi sem querer” seremos culpados por nossos erros.  Que tremendo saber que somos culpados dos pecados que nos são desconhecidos,  porém que maravilhoso saber que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado quando humildemente chegamos até a Cruz de Cristo.   Agora, na condição de filho de Deus, o Espírito Santo nos ensina e nos convence de cada pecado que nos está oculto e assim vamos crescendo até a meta que Deus tem para nós:  Ser como Cristo (Ef 4.12-13). Nosso desafio é “…alegre-se o coração daqueles que buscam  ao Senhor” (Sl 105.3).  Ainda que o verbo alegrar esteja no imperativo, também pode ser uma consequência do ato de buscar ao Senhor, porque, quando estamos diante de Deus, reconheceremos o que Ele já tem feito; não teremos preocupações com o futuro e naturalmente teremos um coração alegre.

Oração: Obrigado Senhor porque Seu amor não tem fim, sempre nos está chamando à santidade.  Ensina-nos e ajuda-nos a viver com retidão e integridade hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Levítico 4.27 – 5:13;  Salmos 104; Atos 27.27 – 28.10

Meditação: “Quando envias o teu Espírito, são criados, e renovas a face da terra”. (Sl 104.30).  

Há muitos anos atrás, fiquei tremendamente impressionada ao dar-me conta que o Espírito Santo que habita em mim, é o mesmo Espírito que cria e renova a vida na terra.  Causou- me um impacto imenso dar-me conta do poder que Deus colocou à nossa disposição e até hoje, esta verdade me emociona. Não sei se somos capazes de alcançar todo o poder que Deus nos deu.  Talvez por isso Jesus disse que poderíamos tudo, inclusive fazer obras maiores do que as que Ele fez. Se temos enfermidades, clamemos ao Senhor pois Ele que nos criou e habita em nós, é o Deus do Impossível .  Todos nós, pessoas conscientes, estamos preocupados com a situação ecológica de nosso planeta Terra. Mas não nos olvidemos que o Espírito de Deus pode criar e renovar a Terra. Que possamos orar como Davi: “A minha meditação lhe seja agradável, enquanto me alegro no Senhor …” (Sl 104.3)

Oração:  Ó Senhor, tenha misericórdia de nossa sofrida Terra e envia Seu Espírito para recriá-la e renová-la;  mesmo sabendo que o Senhor fará um novo céu e uma nova terra quando Jesus for posto por Senhor! Obrigado por ter-nos dado Seu Santo Espírito para habitar em nós e assim poder nos ensinar, dirigir, carregar nossas cargas e ainda renovar a vida em nós.  Por tudo isso nossa alma bendiz ao Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Levítico 4.1 – 26;  Salmos 103; Atos 27.1 – 26

Meditação: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor…” (Sl 103.1).

O ser humano tem muita dificuldade em esquecer os maus tratos e ofensas recebidas, mas muito rapidamente, costuma esquecer os favores recebidos; a gratidão é uma virtude de poucos.

O Salmo 103 é um chamado à nossa alma a louvar ao Senhor, a reconhecer todos os benefícios que o Senhor nos faz, a não esquecer de nenhuma bênção.  Que maravilha é poder falar com nossa alma como dialogou Davi com a sua: “…ó minha alma …não te esqueças de nenhum dos Seus benefícios”. (Sl 103.2).  E, continuando, Davi cita alguns dos feitos de Deus.  Hoje vivemos com a preocupação quanto a alimentação, pois a maioria de nós não quer engordar, mas gosto de pensar que o Senhor:“ É Ele quem perdoa… sara… quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia”.(Sl 103.3-5). Uma alma com saúde começa pelo perdão e termina com um rejuvenescimento.  “Pois Ele conhece a nossa estrutura…” (Sl 103.14).  Não conhecemos nossa verdadeira condição, mas nosso Deus, sim, Ele a conhece!

Oração: Querido Deus, nesta hora nossa alma quer louvá-lo e bendizê-lo. Suplicamos que nos dê um coração agradecido por nossos pais, cônjuges, filhos, netos, amigos.  Louvamos pelo lindo mundo onde vivemos. Ó alma minha, recorda no dia de hoje todas as bênçãos que o Senhor nos tem feito. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Levítico 3;  Salmos 102; Atos 26.12 – 32

Meditação:  “Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus….  Eles perecerão, mas Tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão…”. (Sl 102.25-26).

Deus não tem como objetivo nos ensinar ciência em Sua Palavra,  mas como Ele é o Criador, constantemente encontramos verdades que depois a ciência constata.  Essa é uma verdade que a Ciência já descobriu: o sol é uma estrela e um dia se apagará. A terra está envelhecendo e sem o sol, a vida  não subsistirá. Então, vem a pergunta: o que será da humanidade? Deus mesmo dá a resposta em Sua Palavra: “Mas Tu és o mesmo… Os filhos dos Teus servos habitarão na Tua presença; ….” (Sl 102.27-28).  Essa é a nossa confiança.  Deus está no controle. Jesus disse que “na casa de meu Pai há muitas moradas … virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo…” (Jo 14.2-3).  Devemos viver como bons mordomos neste mundo fazendo nosso melhor em prol da Ecologia,  mas sem temores porque Deus cuida de nós e, antes que a terra e o sol envelheçam, Deus nos levará para as mansões celestes.  E mesmo que a terra e sol envelheçam Deus fará novos céus e nova terra!

Oração: Obrigado ó Deus, pois nos revelastes Seus mistérios.  Sabemos que a terra terá um fim, mas o Senhor nos cuida.  Senhor abençoa-nos e protege-nos hoje. Dá-nos sabedoria e oportunidades para melhorar nosso mundo.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Levítico 2;  Salmos 99 – 101;  Atos 25.23 – 26.11

Meditação: “Não porei coisa má diante de meus olhos.  Aborreço as ações daqueles que se desviam, nada disto se me pegará”.  (Sl 101.3).

Os pensamentos são o princípio de tudo.  Nossos pensamentos são influenciados pelo que vemos, ouvimos, lemos, conversamos …  Que discernimento teve Davi, ao dar-se conta que era necessário não ficar olhando coisas más!  Esta era a maneira de não deixar o mal lhe pegar. …. Por isso foi tão importante a sua decisão.  Que lição para nós hoje! Se queremos ter vida santa, precisamos desviar nosso olhar de “coisa má”, concentrando nossa leitura, nossas conversas e o que estamos vendo somente no que edifica, somente no que traz graça aos nossos corações.  Outra observação importante de Davi: “… aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o sofrerei”. (Sl 101.5).  Quem se julga auto suficiente não necessita de Deus, e Deus não tem compaixão nem misericórdia de tal homem.

Oração: Ajuda-nos, querido Deus, a saber escolher hoje nossas palavras, nossos entretenimentos, nossas leituras, nossos amigos, nossos trabalhos… De forma a vivermos uma vida de edificação e santidade.  Dá-nos Senhor um coração humilde; queremos reconhecer Seus feitos, reconhecer que sem o Senhor nada somos. Desejamos hoje, reconhecê-lo como nosso Deus! Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Levítico 1;  Salmos 96 – 98;  Atos 25.1 – 22

Meditação:  “Vós, que amais o Senhor, detestai o mal…” (Sl 97.10).

Santidade é separar-se do mal. Deus é santo e requer santidade de Seus filhos.   Se nossos amigos não ficam constrangidos em falar imoralidades diante de nós… Se nos envolvemos em negócios escusos… Se não nos indignamos diante da mentira, da miséria, do preconceito….  Não estamos detestando o mal.

Sim,  nós que amamos o Senhor, não podemos compactuar com o erro, com a maldade.  Que nossa presença diante de Deus seja tão real que haja mudanças em nossa vida de tal forma que as pessoas sintam respeito por nossa pessoa.   Nós somos casa de Deus e, como casa de Deus, convém que sejamos santos, pois “… a santidade adorna a tua casa…”  (Sl 93.5).  Deus faz uma advertência a Moisés: “Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra em que hás de entrar, para que não sejam por laço no meio de ti”. (Êx 34.12).   Quantas alianças podemos ter hoje!  Aliança de nos juntarmos com os amigos  para criticar, para falar futilidades e até para falar piadas imorais;  aliança com os modismos de nossa época!

Oração: Querido Deus, Lhe amamos, queremos ser santos, ensina-nos a não somente detestar o mal, mas viver e amar o que é correto.  Ajuda-nos Senhor, a não nos permitir fazer alianças a ponto de vestir, comer, falar, o que outros nos impõem! Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura: Êxodo 40;  Salmos 94 – 95;  Atos 24

Meditação: “O Senhor conhece os pensamentos  dos homens …”. (Sl 94.11).

O pensamento é a origem de todos os nossos sentimentos e atos.   Toda a importância atribuída aos nossos pensamentos para a nossa saúde, os nossos relacionamentos, a nossa felicidade, ainda seria pouco.  Como já dizia William James: “Os sentimentos geram ações”.  Se queremos gostar de algo ou de alguém, basta pensar positivamente.  Se gostamos de uma pessoa, buscaremos estar com ela. Se gostamos de algo, faremos o possível para ter ou fazer.  Se começarmos a pensar negativamente a respeito de qualquer assunto, os sentimentos gerados serão desagradáveis, e as ações poderão  ser negativas. Somente Deus conhece nossos pensamentos. Isto é uma dádiva porque enquanto estamos pensando, o Espírito Santo de Deus pode nos ensinar: ”Bem-aventurado o homem a quem repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas….” (Sl 94.12).  Sendo alertado pelo Espírito Santo podemos mudar nossos pensamentos e consequentemente nossos sentimentos e ações. Por isso a importância da recomendação:“..se hoje ouvirdes… não endureçais….” (Sl  95.7-8).  

Oração: Querido Deus, obrigado porque somente o Senhor pode conhecer nossos pensamentos e assim nos repreender e nos ensinar.  Dá-nos humildade e submissão à Sua voz. Fala-nos, ensina-nos hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 39;  Salmos 92 – 93;  Atos 23.12 – 35

Meditação:  “O homem néscio…, os loucos não entendem, que embora os ímpios brotem… serão destruídos para sempre. … O justo florescerá como palmeira, crescerá… plantados na casa do Senhor… Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos …”. (Sl  92.6-7,12-14).

Muitos têm se confundido pensando que o crime compensa devido a grande impunidade que existe.  Não nos enganemos! Haverá um dia em que Deus julgará. Então conheceremos a diferença entre os injustos e os justos!  Que triste é a velhice para os que não têm esperança; para os que acumularam em seu coração: amarguras, ressentimentos, iras, inimizades …  Envelhecer com o Senhor é poder olhar para trás e contar as bênçãos; contar as vezes em que vimos o anjo do Senhor a nosso lado, protegendo-nos;  recordar as vezes em que o Senhor nos avisou, muitas vezes em sonhos, dos perigos que se acercava a nosso lar, nossa igreja, nossos queridos, para que pudéssemos interceder e depois ver como Deus nos livrou.  Envelhecer com o Senhor é também poder olhar para frente, com confiança, sabendo que Aquele que esteve conosco durante toda a jornada, também será fiel na hora de atravessar o vale da sombra da morte e nos levar até as moradas eternas!

Oração:  Querido Deus, não queremos pensar que agindo mal levaremos vantagens, mas queremos envelhecer no Senhor!   Abençoa-nos Senhor, livra-nos do mal hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 38;  Salmos 90 –  91; Atos 22.22 – 23.11

Meditação: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”. (Sl 91.1).

Nenhum homem viveu experiências tão grandes e tão constantes, nem viveu tanto tempo ouvindo a voz de Deus de forma a sair da Sua presença com o rosto resplandecendo, como Moisés!  Era final de 1972, meu esposo e eu estávamos fazendo provas para o curso de licenciatura em ciências; o ano que findara tinha sido mui duro, a aprovação era muito importante para nós.  Significava poder continuar nossos estudos, pois os aprovados receberiam uma bolsa de estudos. Ao ver a multidão, gente que já estava na faculdade, gente que tinha acabado de fazer cursinho pré vestibular, ficamos muito desanimados.  Foi então que o Espírito Santo falou ao nosso coração: “Mil cairão ao teu lado,  dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. (Sl 91.7).  Esta promessa nos renovou a confiança e, ao final, ambos fomos aprovados nos primeiros lugares.  Isto significou uma prova da proteção e ajuda de Deus num período em que estávamos mui necessitados Dele.  Enquanto somos independentes, auto suficientes, não precisamos de refúgio.

Oração:  Ensina-nos hoje a refugiarmos em Ti.  Ensina-nos a vivermos tendo o Senhor como nossa habitação.  Queremos que essas promessas contidas no Salmo 91, sejam verdade em nossa vida.  Obrigado porque o Senhor nos ama e deseja que vivamos em Vitória. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 37;  Salmos 89.19 – 52;  Atos 22.1 – 21

Meditação: “…  Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues …  Levanta-te, entra em Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer …” (At 22.7-8,10).

Chegando em Jerusalém Paulo foi preso como haviam profetizado.  Em seu discurso de defesa, conta a história de sua conversão e de como Jesus lhe apareceu no caminho quando ia para Damasco perseguir os cristãos.  Quando lemos passagens assim pode nos parecer que isso aconteceu há muito tempo e que hoje é diferente. Esther Gulshan, a autora do livro “Véu Rasgado”, uma jovem muçulmana, paralítica desde os 6 meses, conta sua história.  Depois de seu amado pai procurar por todos os recursos, inclusive ir à Meca para suplicar a cura,  Jesus lhe disse que procurasse no Alcorão sobre Ele. Segundo a autora, três anos depois de estar lhe pedindo a cura,   Jesus e Seus 12 apóstolos lhe apareceu e lhe curou. Depois, passo a passo, Jesus lhe indicava o caminho a seguir. Este é Jesus, nosso Salvador, em quem cremos.  Com essas histórias, Ele nos desafia a persistirmos em oração pois Ele nos ouve e pode atender a todos os nossos pedidos. Ele não faz acepção de pessoas, e nos ama a todos que, sincera e persistentemente, buscam por Ele.

Oração: Querido Deus, obrigado porque o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente.  Hoje queremos viver mais perto do Senhor. Abençoa-nos, protege-nos, dirige-nos. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: Êxodo 36;  Salmos 89.1 – 18;  Atos 21.17 – 40

Meditação: “Bem aventurado o povo que aprendeu a aclamar-Te …” (Sl 89.15).

Aclamar significa aplaudir, reconhecer solenemente.  Aclamemos a nosso Deus nós que somos Seu povo. Aclamemos por Sua fidelidade, por Sua grande misericórdia, por Seu amor, por Sua salvação.  Para construir o tabernáculo com todas as orientações para os sacrifícios, de acordo com o que o Senhor mostrou a Moisés no monte Sinai, o povo foi convocado a trazer ofertas.  Depois de algum tempo “vieram todos os … que faziam toda a obra do santuário … e disseram a Moisés: O povo traz muito mais do que é necessário … Assim o povo foi proibido de trazer mais”.  (Êx 36.5-6).  Tantos são os ministérios! Tantas são as necessidades!  Se o povo que chama pelo nome de Deus fosse fiel pelo menos nos dízimos,   como seria diferente! Quantos missionários poderiam ser sustentados! Quantos órfãos e abandonados poderiam ser cuidados!  Que aconteceria se os cristãos tivessem que ser proibidos de ofertar? Talvez Jesus já tivesse voltado, porque o evangelho já teria sido pregado em todo o mundo …

Oração: Querido Deus, ajuda-nos na nossa infidelidade, no nosso egoísmo, comodismo …  Queremos ser fiéis em tudo, em nosso tempo, nossos bens, nosso amor ao Senhor e ao próximo.   Grande, digno e santo é o Senhor, Deus magnífico em majestade. Aleluias rendemos ao Senhor!   Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 35;  Salmos 87 – 88;  Atos 21.1 – 16

Meditação: “Mas Paulo respondeu: … Eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo Nome do Senhor Jesus”. (At 21.13).

Paulo, ao retornar a Jerusalém de sua terceira viagem missionária, por onde passava os discípulos profetizavam que não voltasse a Jerusalém, pois ele corria perigo de ser preso.   É então que ele faz sua declaração de amor incondicional ao Senhor. Enquanto vivemos tranquilamente e com toda a liberdade e comodismo aqui no Brasil, em muitos lugares, cristãos são perseguidos, presos, deserdados por amor a Jesus.  Então fica a pergunta: Estaríamos prontos a sofrer e a morrer por Cristo? Quando somos perseguidos nossa fé é desafiada, mas quando temos liberdade é fácil nos acomodar às nossas lidas e esquecer da Grande Comissão dada por Jesus. Apresentemo-nos hoje diante de nosso Deus com uma fé inabalável; e com tudo o que temos: nossa saúde, nossos bens, nossos filhos,  e também com um coração perdoador, cheio de amor, cheio de louvores e adoração Àquele que é Digno de todo louvor!

Oração:  Querido Deus, queremos ser fiéis.  Sacode-nos hoje, desafia-nos hoje. Não nos deixe acomodar.  Que não necessitemos passar por provações para demonstrarmos nossa fé.  Queremos hoje viver nossa fé em meio à liberdade, em meio à saúde, em meio à abundância.  Mas, se for preciso, que possamos estar prontos a morrer por amor a Cristo. Em Nome de Jesus.   Amém!

Leitura:  Êxodo 34.4 – 35;  Salmos 85 – 86; Atos 20.17 – 38

Meditação: “Quando Moisés desceu do monte Sinai,… não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele”. (Êx 34.28-29).

Moisés retornou ao Monte Sinai e novamente esteve  com o Senhor 40 dias e 40 noites, sem comer pão nem beber água.  E escreveu nas tábuas os 10 mandamentos. Mas não sabia que seu rosto resplandecia!   Quando vivemos uma íntima relação com Deus é visível a Sua presença em nossas vidas; tão visível que as pessoas com quem convivemos sentem as consequências da presença de Deus.  E nossos colegas de colégio, de trabalho, não se sentirão à vontade de falar certas piadas, certas conversas em nossa presença. Se não estamos refletindo a glória de Deus é porque não estamos tão próximos de Deus quanto poderíamos.  Quando Deus manifestou Sua Glória a Moisés, sua reação foi louvar e adorar a Deus. Reconheçamos hoje a Glória de Deus. Louvemos e adoremos a nosso Deus que é Digno de todo o louvor e adoração! Deus prometeu fazer coisas tremendas a Moisés para que todo o povo, no meio em que ele estava, pudesse ver.

Oração: Querido Deus, hoje queremos viver tão perto do Senhor que possamos refletir Sua glória em nossas palavras, atitudes e ações.  Enche-nos com Seu Espírito, cobre-nos com Seu brilho. Que as pessoas com quem convivermos hoje vejam Cristo em nós. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 33.1 – 34.3;  Salmos 83 – 84; Atos 20.1 – 16

Meditação: “Respondeu-lhe o Senhor:  A minha presença irá contigo, e Eu te darei descanso”. (Êx 33.14).

Depois da tragédia do povo ter feito um bezerro de ouro para adorar e da indignação de Moisés fazendo o povo beber água com o ouro moído,  Deus se retirou do meio do povo e deixou um anjo para guiar-lhes e proteger-lhes. Esta é a consequência do pecado: sempre nos afasta de Deus.  Moisés não aceita caminhar com um anjo; ele quer a presença de Deus. Clama a Deus e como sempre, Deus lhe atende e promete estar com ele. Depois de Jesus Cristo, quando O aceitamos, passamos a ter o Espírito Santo de Deus habitando em nós e também, passamos a ter anjos de Deus para proteger-nos.  Somente teremos descanso se estivermos na presença do nosso Deus e, para tanto, não podemos abrigar pecado em nossa vida. Por isso Jesus nos ensina na Oração Modelo: “Pai … perdoa-nos … como nós perdoamos … (Mt 6.9,12).  Sim, a cada dia podemos ser perdoados por nossas faltas e podemos perdoar quem nos ofende e a cada manhã começar uma nova caminhada no descanso da presença do Senhor.

Oração: Querido Deus, hoje queremos caminhar sentindo Sua presença, descansando na Sua proteção, seguros com Sua direção.  Obrigado pelo Seu perdão, mas não queremos pecar. Obrigado, porque somos templos de Seu Espírito Santo. Engrandecido seja o Senhor com a nossa vida hoje. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura: Êxodo 32;  Salmos 81 – 82;  Atos 19.21 – 41

Meditação: “… Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu Livro”. (Êx 32.33).

Durante 40 dias e 40 noites, Moisés esteve com Deus no Monte Sinai recebendo todas as orientações, quando finalmente Deus lhe avisa: “… Vai, desce… o teu povo … se corrompeu … e fizeram para si um bezerro de fundição … deixa-me para que o meu furor se acenda … e os consuma… Eu farei de ti uma grande nação”. (Êx 32.7-8,10).  Que oportunidade para Moisés se exaltar!  Porém, não foi esta a sua atitude, mas pediu que os perdoasse ou riscasse seu nome do Livro de Deus.  Que tremendo exemplo de humildade e de misericórdia! Deus preservou o povo e prometeu puni-los “no dia da minha visitação” (Êx 32.34).  Deus tem um Livro onde escreve o nome de todos quando nascemos.  Quando cometemos nosso primeiro pecado, então nosso nome é riscado e as anotações passam para o  Livro das Obras.  Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador, nosso nome é escrito no Livro do Cordeiro.  Haverá um dia da visitação de Deus, quando toda a humanidade será julgada.

Oração: Obrigado Senhor, porque nossa salvação pessoal está garantida. Obrigado, porque as criancinhas estão salvas! Queremos viver de tal maneira que possamos estar de pé e felizes diante do Senhor “naquele dia”.  Estar com a consciência tranquila por ter vivido de forma que lhe agrada.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 31;  Salmos 79 – 80;  Atos 18.23 – 19:20

Meditação: “Vê, Eu chamei por nome a Bezalel … e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência, e de conhecimento, em todo o artifício, para inventar … para que façam tudo o que tenho ordenado”. (Êx 31.2-4 , 6).

Deus estava formando uma nova nação, a nação de Israel, e dava orientação para todas as áreas: executiva, legislativa, judiciária.  Também orientava a arquitetura e a decoração. Para que Seus projetos fossem executados, era necessário homens preparados. E Deus os capacitou e disse a Moisés que  homens estariam preparados para executar a obra. É assim: quando Deus nos convoca para uma missão, estejamos certos que Ele nos capacitará, pois toda a sabedoria, toda a inteligência, toda a criatividade, toda a ciência estão sob o controle do Deus Todo Poderoso.  Por isso, quando convocados, não precisamos temer, mas simplesmente ficar na dependência do Senhor e Ele nos orientará como nos prepararemos, porque Deus quer nos ajudar, quer nos guiar em cada aspecto de nossas vidas, principalmente em nossa missão.

Oração: Querido Deus, cônscios de nossa missão, queremos cumpri-la com toda a capacidade vinda do Senhor.   Guia-nos a receber a melhor preparação. Dá-nos Sua unção. Completa e abençoa a obra de nossas mãos. Ó Deus, dá-nos a competência para viver hoje com excelência.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 30.11 – 38; Salmos 78:.2 – 72; Atos 18.1 – 22

Meditação: “… Não temas, mas fala, e  não te cales. Pois, Eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, porque tenho muito povo nesta cidade”.  (At 18.9-10).

Depois da experiência no areópago de Atenas, Paulo partiu para Corinto.  Lá encontrou-se com Áquila e Priscila e juntos fabricavam tendas e pregavam o evangelho aos sábados na sinagoga para os judeus.  Até que os judeus se levantaram em perseguição contra Paulo. Então Deus lhe aparece em visão e lhe anima a perseverar, fortalece sua fé dizendo que estará com ele,  e lhe dá esperança dizendo que haverá muito resultado do seu trabalho! Quantas lições: 1.Se Deus nos proteger nada e ninguém poderá nos atingir. 2.Quando Deus tem uma missão específica, Ele se comunica conosco de uma forma tão evidente, tão clara que não nos deixa dúvidas.  3.O fato de estarmos realizando uma obra claramente especificada pelo Senhor não nos isenta de problemas, perseguições, dificuldades, ao contrário: é justamente por isso que o inimigo nos traz dificuldades.

Oração: Querido Deus, ajuda-nos a ver que em cada dificuldade, o Senhor está conosco, para nos fortalecer.  Abençoa-nos para que vejamos o fruto do nosso trabalho. Confiamos que o Senhor nos guardará todas as horas do dia de hoje e nada e ninguém poderá nos fazer mal. Guia-nos para que possamos viver no centro da Sua vontade. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura: Êxodo 29.38 – 30.10;Salmos 78.1 – 31; Atos 17.16 – 34

Meditação: “Então poriam em Deus a sua esperança, e não se esqueceriam das obras de Deus…” (Sl 78.7).

O Salmista  apresenta um histórico do que foi a caminhada do povo de Israel; mostra como murmuraram contra Deus “… Pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto?  … Mas pode Ele também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo?  Quando o Senhor os ouviu, se indignou; … furor subiu contra Israel, pois não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação”. (Sl 78.19-22).  Esta é a situação do povo de Deus nos nossos dias.  Apesar de ser o novo Israel, vivemos mal, frustrados, derrotados porque não confiamos em Deus e nem em Sua salvação. O Salmista fala que:  “Não o encobriremos aos seus filhos; mostraremos à geração futura os louvores do Senhor, assim como a Sua força e as maravilhas que fez”. (Sl 78. 4). Para que assim possam  pôr em Deus a Sua esperança e não se esqueçam das obras de Deus.  A Palavra de Deus está cheia de promessas, de consolação, de palavras de fé e exortação para que tenhamos bom ânimo.  Deus nos ajudará, Deus será nosso refúgio e fortaleza em meio às dificuldades da vida.

Oração: Querido Deus, não queremos cometer o mesmo pecado, queremos viver por fé, queremos viver confiados no Senhor e com certeza, o Senhor será nossa salvação na hora da necessidade.  Guarda-nos no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: Êxodo 29.1 – 37; Salmos 76 – 77; Atos 17.1 – 15

Meditação:  “Então pensei: A isto apelarei: aos anos da destra do Altíssimo.  Lembrar-me-ei das obras do Senhor; certamente que me lembrarei das Tuas maravilhas da antiguidade.  Meditarei também em todas as Tuas obras, e falarei dos Teus feitos”. (Sl 77.10-12).

O salmista estava angustiado: “comecei a gemer;  queixei-me, e o meu espírito desfaleceu”. (Sl 77. 3). De repente ele nos dá um exemplo de magnífico insight. Ele se dá conta de que, estar reclamando, murmurando é uma enfermidade.  Em seguida, ele se propõe 3 estratégias que serão terapia para sua enfermidade:

  1. Lembrar das maravilhas do passado.
  2. Meditar em todas as obras de Deus: passado e presente.
  3. Falar das obras de Deus.

Depois desta reflexão e propósito, vem o louvor, a adoração: “Que Deus é tão grande como o nosso Deus?” (Sl 77.13). O salmista em seguida passa a reconhecer a grandeza de Deus: “Tu és o Deus que fazes  maravilhas …” (Sl 77.14).

Oração: Oh Deus, ajuda-nos a não cair na armadilha da murmuração, da queixa e sim, tendo sempre presente as Suas maravilhas e reconhecendo Sua grandeza, poder descansar, confiar e sempre adorar ao Senhor!  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: Êxodo 28.15 – 43; Salmos 74 – 75; Atos 16.16 – 40

Meditação:  ”… Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa”. (At 16.31).

Paulo recebeu uma missão divina e partiu para Macedônia, lá expulsou o demônio de uma jovem que dava lucros a seus senhores com adivinhações.  Os senhores, ao verem a fonte de seus lucros secar, mandaram prender a Paulo e Silas. Apesar de estarem ali por mandado do Senhor, eles foram açoitados e lançados na prisão com os pés presos no tronco.  Eles poderiam estar deprimidos não entendendo como  “havia dado tudo errado se Deus os havia enviado”… Mas, ao contrário,“… oravam e cantavam hinos a Deus, e os presos os escutavam.  De repente sobreveio um terremoto tão grande …” (At 16.25-26)  e o carcereiro, pensando que os presos estavam soltos, queria se matar mas, acalmado por Paulo e Silas, perguntou-lhes: “… Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” (At 16.31).   Como consequência da fidelidade de Paulo e Silas, o carcereiro e toda a sua família foram salvos.

Oração: Querido Deus, obrigado porque o Senhor nos convoca a trabalhar em Sua causa.  Obrigado porque, apesar de não nos livrar das adversidades, o Senhor está conosco para superá-las.  Senhor, assim como Paulo e Silas, que possamos viver de tal maneira que tudo o que nos ocorrer hoje sirva de testemunho da graça e do amor do Senhor;  e livra-nos do mal e não nos deixeis cair em tentação. Abençoa-nos hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: Êxodo 27.20 – 28.14;  Salmos 73; Atos 15.36 – 16.15

Meditação: “Vestirás com eles a Arão,… os santificarás, para que me administrem o sacerdócio”.  (Êx 28.41).

Deus deu ordenanças minuciosas a Moisés quanto ao cerimonial do culto.  Devemos ter em conta estas ordenanças ao oferecer um culto ao Deus Altíssimo, para que façamos o melhor que pudermos.  Durante um tempo eu ia à faculdade sempre de jeans, camiseta e tênis. Convidei minha amiga Ely e um dia ela foi à nossa igreja.  Depois de algum tempo ela comentou comigo o fato de que, para ir à faculdade, eu ia muito esportiva mas, no domingo, eu caprichava!  Realmente me fez pensar: quanto mais valorizamos o lugar em que vamos, com mais cuidado nos vestimos.

O salmista manifestou a indignação que muitas vezes toma conta dos homens quando vêem ímpios sobrevivendo impunemente.  Muitos se perguntam como Deus permite tanta injustiça. Davi refletiu:“…até que entrei no santuário de Deus; e compreendi o fim deles”. (Sl 73.17).   Ele entendeu que Deus está no controle.  Que um dia haverá justiça, os infiéis serão castigados e os fiéis serão premiados!

Oração:   Querido Deus, sabemos que o mais importante para o Senhor é um coração contrito e quebrantado.  Abençoa-nos no dia de hoje para termos consciência que somos templo do Espírito Santo. Ajuda-nos a não perder a visão da Sua soberania.   Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: Êxodo 26.31 – 27.19;  Salmos 72; Atos 15.22 – 35

Meditação: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da prostituição.  Fazeis bem se vos guardardes destas coisas. Bem vos vá”.  (At 15.28-29).

Através do judaísmo Deus preparou a humanidade para entender o sacrifício de Jesus.  Mas os primeiros cristãos não entenderam que era para todos e suficiente para nos dar a salvação.

Alguns cristãos, provenientes da seita dos fariseus, queriam que os cristãos não judeus, se tornassem judeus para serem cristãos.  A Igreja em Jerusalém depois de uma assembléia, escreveu uma carta e enviou aos gentios dando-lhes as orientações. A Palavra de Deus nos mostra que a mudança da nova vida em Cristo é algo que acontece de dentro para fora e não o contrário.  Se um cristão tem prazer em certos ambientes e em certos procedimentos é de se perguntar se o Espírito Santo habita nele. O cristão, quando faz coisas que desagradam a Deus, fica constrangido ou, como “peixe fora d’água”.

Oração: Querido Deus, obrigado porque a única coisa que depende de nós é crer no sacrifício de Jesus reconhecendo que somos pecadores.  E que as boas obras que devemos apresentar são as consequências da nova vida em Cristo, da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 26.1 – 30;  Salmos 70 – 71; Atos 15.1 – 21

Meditação: “Não me rejeites no tempo da velhice, não me desampares, quando se for acabando a minha força”. (Sl 71.9).

O Brasil, que até pouco tempo era uma nação de jovens, pouco a pouco se transforma em uma nação em que, uma grande fatia da população é idosa.  O governo, os estudiosos, os profissionais em geral se preocupam e muitos se preparam para esta nova realidade brasileira. Davi também se preocupou com seu envelhecimento e pediu o amparo do Senhor.  Se nossas forças estão enfraquecidas, se nosso ânimo está deprimido, também digamos: “Mas eu esperarei sempre, e Te louvarei mais e mais.  A minha boca relatará as bênçãos da Tua retidão e da Tua salvação o dia todo …” (Sl 71.14-15 ).  Mas hoje enquanto temos força para trabalhar, cuidar dos afazeres diários, também podemos  dizer como Davi: “Sairei na força do Senhor …” (Sl 71.16 ).  Sim, é na força do Senhor que venceremos o desânimo, que venceremos a fraqueza, que venceremos o temor … porquê o Senhor a nossa força é!

Oração: Querido Deus, como é  bom caminhar com o Senhor;  ser animado e fortalecido a enfrentar mais um dia com a certeza de que o Senhor nos dará a vitória!  E no final poderemos Lhe louvar e, com o coração agradecido, ver todo o bem que o Senhor nos fez. Cuida-nos hoje, Senhor.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 25;  Salmos 69; Atos 14

Meditação: “…ó Deus, ouve-me segundo a grandeza do Teu amor, segundo a fidelidade da Tua salvação”. (Sl 69.13).

Como  Davi vivia em íntima comunhão com Deus, pôde ser usado pelo Espírito Santo para proferir muitas profecias enquanto escrevia seus salmos.  O Salmo 69 que é um dos muitos salmos que contém profecias messiânicas“… o zelo da Tua casa me consome” (Sl 69.9), cumpriu-se quando Jesus chegou ao Templo e encontrou mercadores que vendiam bois, ovelhas, pombas e, com um chicote de cordas, lançou a todos para fora . (João 2.14-17).  Na crucificação cumpriu-se: “Deram-me fel por alimento, e na minha sede me deram a beber vinagre”. (Sl 69.21).  Estas profecias escritas tantos anos antes,  que se cumpriram com a vinda de Jesus, devem nos fortalecer a fé, fazendo-nos confiar que as profecias que ainda não se cumpriram, mesmo as que nos pareçam que estão tardando, certamente se cumprirá.  Por isso falemos como Davi: “… nós que buscamos a Deus, reavivemos o nosso coração”. (Sl 69.32).  Reavivemos o nosso coração com a esperança da volta de Cristo para levar Sua Igreja.

Oração: Querido Deus, confiamos que todas as Suas promessas e profecias são verdade e que o Senhor cumpre Sua Palavra.  Ajuda-nos hoje a viver de tal maneira que possamos confiar sempre no Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 24;  Salmos 68;  Atos 13.26 – 52

Meditação:  “Bendito seja o Senhor, que dia  a dia leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação”.  (Sl 68.19).

Em geral, nós, seres humanos, vivemos carregados com as cargas do passado, do presente e do futuro.  Não é de admirar que vivemos doentes com ansiedade, depressão, enfermidades físicas, mentais e espirituais.  Nesta declaração, Davi reconhece que Deus leva o fardo, mas não tira o nosso fardo.  Li em algum lugar, há tempos atrás, uma interessante ilustração mais ou menos assim: Um viajante levava 3 cartas: uma continha o passado, outra, o presente e a outra, o futuro.  Diante dele havia uma ponte para atravessar, mas tinha um detalhe: a ponte somente suportaria o peso do presente; se levasse o passado ou o futuro, ela sucumbiria!    Jesus antes de partir prometeu que enviaria o Espírito Santo, Aquele que  seguraria o outro lado do nosso fardo. Quanto peso tiraremos das costas, se confiarmos como Davi!  Não somente estaremos vivendo só com a carga do dia como também será o Senhor quem nos levará a carga!

Oração: Obrigado Senhor porque não estamos sozinhos nesta peregrinação.  O Senhor está conosco.  Nesta hora queremos lhe pedir que  leve a carga deste dia, para que possamos vivê-lo com leveza, desfrutando das bênçãos e surpresas que o Senhor tem reservado para nós.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 23:.0 – 33;  Salmos 66 – 67;  Atos 13.1 – 25

Meditação: “Louvai a Deus com brados de júbilo, toda a terra!”  (Sl 66.1).

Há alguns anos cheguei à conclusão que em vez de tirar um mês de férias, o melhor seria descansar de tempos em tempos, pois esta foi a orientação de Deus para o povo de Israel: ”Três vezes no ano me celebrareis festa. A festa dos pães asmos (páscoa)… Ninguém apareça de mãos vazias perante mim…. a festa da sega (primícias)… a festa da colheita…” (Êx 23.14-16). Nestes dias especiais, não se podia realizar nenhum trabalho; era  um tempo para descansar, adorar a Deus, se alegrar perante o Senhor.  Também era um tempo para oferecer sacrifícios e ofertas.  Precisamos periodicamente de um pequeno descanso, mas não esquecendo do Criador que continua desejando que não apareçamos diante Dele de mãos vazias.   Que possamos estar com nossas mãos diante do Senhor não somente com dízimos, ofertas e adoração, mas também com boas ações, que reflitam nossa imagem e semelhança com nosso Deus.

Oração: Querido Deus, como é difícil pararmos em determinadas épocas de nossas vidas!  Dá-nos a consciência de nossa finitude.  Dá-nos a consciência de nossa limitação e vulnerabilidade, para que possamos obedecer, descansando, como nosso corpo necessita, sem esquecermos da obra do Senhor e da nossa responsabilidade.  Ajuda-nos Senhor.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 22.1 – 23.9;  Salmos 64 – 65;  Atos 12

Meditação: “Bem-aventurado aquele a quem Tu escolhes, e fazes chegar a Ti, para que habite em Teus átrios!  Somos satisfeitos com a bondade da Tua casa, e do Teu santo templo“. (Sl 65.4).

Sabemos, através do estudo da psicologia social, que as pessoas fazem num grupo o que não fariam sozinhas.  O grupo, a multidão  como todo, adquire uma personalidade diferente da personalidade dos indivíduos que a compõem.  Deus que nos criou e nos conhece, nos adverte: “Não seguirás a multidão para fazeres o mal”. (Êx 23.2)  porque, se seguirmos a multidão poderemos fazer o mal que não faríamos sozinhos.  Hoje, quantos seguem as multidões!  A moral, a ética de nossa sociedade  não é a ensinada na Palavra de Deus e sim, a que as multidões praticam!  Se todo mundo faz por que eu não posso fazer?  Não é o que o Senhor ensina!  Não importa se todo o mundo faz; o que importa é se isto é o melhor para nós, se é uma conduta aprovada pelo nosso Deus.  Para não seguirmos as multidões, necessitamos seguir o Senhor, achegar-nos a Ele,  amar  a Sua Palavra então, seremos escolhidos do Senhor e felizes!

Oração: Querido Deus, não queremos seguir as multidões para praticar o mal.  Mesmo indo em contra a maioria, queremos viver de acordo com Seus ensinamentos.  Ajuda-nos a seguir fielmente ao Senhor neste dia. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura:  Êxodo 21;  Salmos 62 – 63;  Atos 11.9 – 30

Meditação:  “Não confieis na extorsão, nem vos glorieis em coisas roubadas;  ainda que as vossas riquezas aumentem, não ponhais nelas o coração”. (Sl 62.10).

Houve um tempo em que imperava a barbárie.  Se alguém desagradava a outro,  isto poderia ser motivo de morte.  Então,  um mandamento que para nós parece absurdo, bárbaro, na verdade Deus estava (e ainda está) ensinando justiça e pondo limites às vinganças:  “ … mas se houver dano grave, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe”. (Êx 21.23-25).  Mas, em Jesus, vemos que esta não é a vontade perfeita de Deus; por isso Ele disse: “Ouviste que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.  Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau.  Se alguém te ferir na face direita, oferece-lhe também a outra…. Se alguém te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas”. (Mt 5.38-39,41). Jesus também nos ensina a não fazermos  o mal e a não confiarmos nas riquezas.

Oração: Querido Deus, encha nossa vida com Seu Espírito para que possamos agir segundo Sua vontade.  Ajuda-nos a ser perdoadores, generosos para pagarmos o mal com o bem.   Ajuda-nos a prosperar, a sermos vitoriosos em tudo que fizermos hoje,  mas sempre colocando o nosso amor e confiança no Senhor.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  Êxodo 20;  Salmos 60 – 61;  Atos 11.1 – 18

Meditação: “…Eu sou o Senhor teu Deus…” (Êx  20.1).

Três meses depois que o povo de Israel saiu do Egito, eles se acamparam no deserto de Sinai, em frente ao monte .  Deus mandou Moisés dar ordem ao povo para se santificar porque, ao terceiro dia, Ele se apresentaria ao povo.  Marcou limites para o povo não ultrapassar e mandou Moisés subir ao monte.  Ali no monte Deus falou a Moisés.  Imagino que Deus pensou em como ajudar o povo a ser bem sucedido. Então, Deus preparou um resumo de 10 pontos  ou 10 leis que os homens deveriam seguir se quisessem ser felizes e abençoados:

– Não ter deuses (Êx 20.3).

– Não fabricar imagens para adorar ou para se curvar, porque Deus é zeloso. (Êx 20.4-5).

– Não tomar o nome de Deus em vão. (Êx 20.7).

– Santificar o dia de Sábado. (Êx 20.8).

– Honrar pai e mãe. (Êx 20.12).

– Não matar. (Êx 20.13).

– Não adulterar. (Êx 20.14).

– Não furtar. (Êx 20.15).

– Não dizer falso testemunho. (Êx 20.16).

– Não cobiçar. (Êx 20.17).

Mesmo que já se passaram milênios, estas 10 Leis continuam sendo atuais e necessárias para uma boa relação entre os Homens e Deus e  entre os próprios Homens.

Oração: Querido Deus, queremos ter um coração cheio de amor, queremos ser obedientes a todos os Seus mandamentos.  Ajuda-nos a transmiti-los a nossos filhos e netos, para que temam ao Senhor e sejam felizes e abençoados. Em Nome de Jesus.  Amém!