Leitura:  1 Crônicas 12;   Ezequiel 13; João 4.31 – 54

Meditação:   “Paz, paz contigo!  E paz com quem te ajuda!  Pois que teu Deus te ajuda.” (1 Crônicas 12.18)

Durante o tempo que Davi fugia do rei Saul, muitos iam unir-se a ele.  Quando um grupo de homens da tribo de Benjamim e de Judá foram ter com Davi, ele saiu para recebê-los desejando saber se vinham para ajudar ou para denunciá-lo a Saul.  A resposta deles é muito significativa; é uma saudação de paz; é um desejo de paz para os que lhe ajudam e é uma constatação de que Deus o estava ajudando.

É assim na vida:  Se estamos passando por dificuldades, geralmente as pessoas procuram esquivar-se de nós,   mas quando pensam que estamos bem, quando sentem que estamos sendo abençoados por Deus, então se aproximam; querem estar conosco, numa tentativa, talvez inconsciente, de serem alcançadas pelas mesmas bênçãos.  Basta ver como é a casa de políticos e de novos ricos: estão sempre cheias! Que bom saber que nosso Deus não faz acepção de pessoas! Como ajudou Davi também nos ajuda! E sabendo que Deus nos está ajudando, podemos viver em paz; podemos transmitir paz para os que estão convivendo conosco.

Oração: Senhor, obrigado porque  Jesus é a nossa paz. Obrigado porque podemos confiar que o Senhor nos estará ajudando na caminhada do dia de hoje.  Com a Sua ajuda poderemos viver em paz, pois a vitória é certa. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   1 Crônicas 10 – 11;   Ezequiel 12; João 4.1 – 30

Meditação: “Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade ao Senhor…. e não buscou ao Senhor.  Pelo que Ele o matou, e transferiu o reino a Davi … Tornava-se Davi cada vez mais poderoso, porque o  Senhor dos Exércitos era com ele.” (1 Crônicas 10.13,11.9)

Nestes dois textos vemos o segredo tanto da derrota como da  vitória. Saul foi desobediente, rebelde… enfim, não buscou ao Senhor.  O resultado foi a perda do reino e finalmente a morte trágica! Davi foi obediente, foi fiel, buscou ao Senhor.  O resultado foi um reino vitorioso e uma vida poderosa. Por quê? Porque o Senhor estava com ele! Hoje está diante de nós rejeitar ao Senhor e ser derrotado ou buscar ao Senhor e ser abençoado e vitorioso.   Nossa busca pelo Senhor precisa ser do mais profundo do nosso ser, pois o Senhor conhece o nosso pensamento. Ninguém tem permissão para conhecer o que pensamos, esta é uma proteção que o Senhor nos dá, mas Ele conhece a intenção do nosso coração, por isso não podemos enganá-lo.  Quando O buscamos tem que ser com sinceridade, com integridade.

Oração: Querido Deus, aceita nosso louvor, aceita nossa adoração, porque só o Senhor é digno de receber toda honra.  Obrigado pelas maravilhosas promessas que nos dá como resultado da nossa fidelidade ao Senhor, e obrigado pela proteção dos nossos pensamentos.  Ajuda-nos hoje, Senhor, a manter nossos pensamentos firmes no Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  1 Crônicas 8 – 9;   Ezequiel 11; João 3.22 – 36

Meditação: “…conheço as coisas que vos entram na mente…. Então Eu lhes darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles… para que andem nos Meus estatutos, e guardem os Meus juízos, e os executem; eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus.”  (Ezequiel 11.5,19-20)

O segredo de todo o nosso êxito ou fracasso depende das coisas que entram em nossa mente, pois do que entra dependerá nossos sentimentos, atitudes e ações.  Deus nos adverte; Ele conhece ao que estamos nos dedicando, vendo, lendo, ouvindo, conversando. Essas são as formas das “coisas” entrarem em nossa mente. Depois que já temos os pensamentos em nossa mente, o resultado dos maus pensamentos será fracasso, se executarmos!  O resultado dos bons pensamentos será êxito, se executarmos!   Como Deus deseja que sejamos vitoriosos, Ele promete nos dar um mesmo coração;  um coração em sintonia com o Seu coração para pensarmos coisas que edificam, e promete a presença do Espírito Santo habitando em nós, para que sejamos fortes suficientes para perseverar sem desfalecer!

Oração: Querido Deus, queremos somente nos dedicar a atividades que nos levem a pensar de acordo com a mente de Cristo.  Queremos hoje perseverar em executar os Seus ensinos, a colocar em prática os bons pensamentos. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   1 Crônicas 7;    Ezequiel 10; João 2.23 – 3.21

Meditação:  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,  mas tenha a vida eterna.”  (João 3.16)

Este versículo é conhecido como o resumo do evangelho de Jesus.  Ele é completo. Fala da motivação para a vinda de Jesus: o amor de Deus ao  ser humano! Fala do Plano de Salvação para a humanidade:  basta crer em Jesus! Fala do resultado na vida dos homens:  a vida eterna! Não há surpresas para o nosso Deus.  Ele sabia que o homem iria cair da graça, mas Ele tinha um plano de restauração desse  ser, objeto de tanto orgulho de Deus, a coroa da criação, a criatura com quem Deus podia dialogar pelas tranquilas tardes, com quem que podia compartilhar pensamentos, sentimentos e vontades!  Amar é a essência de Deus e também a nossa essência como imagem e semelhança de Deus. Quando no lugar do amor vamos preenchendo nosso ser com mágoas, ressentimentos, invejas, ciúmes, frustrações, ódios… o resultado é a morte da saúde espiritual, emocional e física.  E a solução é nos esvaziar de todo o mal, para que possamos novamente ser preenchidos do Amor de Deus.

Oração:  Obrigado por Seu tão grande amor. Queremos hoje manter a comunhão, a intimidade que o Senhor deseja ter conosco.   Obrigado por Jesus ser nosso Salvador. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   1 Crônicas 6;   Ezequiel 8 – 9;  João 2.1 – 22

Meditação: “… Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens?  Eles dizem: O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou a terra. … o Senhor deixou a terra; o Senhor não vê.” (Ezequiel 8.12; 9.9)

Que triste ver como o povo de Israel, depois de vivenciar todas as maravilhas operadas por Deus em seu meio, pôde voltar as costas para o seu Redentor, para o seu Protetor e pintar imagens nas paredes, e adorar às escondidas deuses feitos pelas suas próprias mãos.  Interessante que o que se diz hoje, já se dizia há mais de 2 mil anos atrás! Muitos homens dizem que Deus não toma conhecimento do que se passa no mundo. Este texto é uma resposta a estas afirmações. Sabemos que Deus tudo vê, sabe tudo, ouve tudo e sofre com todas as perversidades e abominações que os homens cometem e, a Seu tempo, Deus atuará: julgará os maus e recompensará os fiéis.  Estamos trocando nosso Deus por quais coisas? Que coisas estamos adorando às escondidas, pensando que Ele não vê, não sabe ou não ouve?

Oração:  Obrigado porque o Senhor é o Deus Onipotente, Onisciente, Onipresente!  Durante este dia, enquanto cuidamos de nossas tarefas, enquanto trabalhamos para a realização dos nossos sonhos, queremos amar ao Senhor sobre todas as coisas e com todo o nosso coração, mente e vontade. Em Nome de Jesus.  Amém!

Leitura:  1 Crônicas 5;     Ezequiel 7; João 1.29 – 51

Meditação:  “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! … Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, perguntou:  Que buscais?…“  (João 1.29,38)

Quando o ser humano desobedeceu, se afastou do Criador,  mas Deus, em Seu imenso amor providenciou uma solução para o homem caído voltar-se para Deus.  A solução foi a possibilidade de oferecer sacrifícios de cordeiros e outros animais para morrerem em seu lugar.  Todos esses sacrifícios apontavam para a Cruz de Cristo! Durante séculos a humanidade viveu na escuridão, adorando  múltiplos deuses, adorando a própria natureza criada, até que veio Jesus e iluminou a humanidade. A partir do primeiro Natal, pouco a pouco os humanos fomos voltando para Deus!  Hoje muitos seguem a Jesus; templos enormes congregam multidões. Novamente o Senhor está perguntando: “Que buscais?” Muitos buscam curas para as suas enfermidades, outros buscam solução para os seus problemas financeiros, outros  ainda buscam solução para os seus problemas de relacionamento conjugal. Mas, o que estamos buscando? O mais importante é buscar a Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que tira principalmente o nosso pecado pessoal.

Oração:  Obrigado ó Deus, porque Jesus já veio e foi o Cordeiro que morreu uma vez pra sempre para nos resgatar.  Obrigado porque hoje temos o conhecimento de Jesus. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   1 Crônicas 3 – 4;    Ezequiel 5 – 6; João 1.1 – 28

Meditação:  “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos.  … Jabez clamou ao Deus de Israel: Oxalá que me abençoes e amplies o meu território!  Seja a Tua mão comigo, e me preserves do mal, de modo que eu seja livre da dor. E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”(1 Cr 3.9-10)

A Palavra de Deus em inúmeras ocasiões diz que Deus não faz acepção de pessoas.  E como Deus não mente, o que aconteceu com Jabez também pode acontecer conosco. Se fizermos a oração que Jabez fez, também Deus nos concederá como concedeu a ele.  Jabez pede uma bênção tal que seja ampliada as suas fronteiras logo, bênçãos econômicas.   Jabez pede ainda que a mão de Deus esteja sobre ele, para que o que ele faça prospere, bênçãos profissionais.  Pede ainda a proteção espiritual, para livrá-lo do mal, e assim ser preservado da dor.  O maravilhoso e consolador é saber que Deus o atendeu e ele se tornou o mais ilustre entre seus irmãos.  Tudo que respira, tudo que vive são criaturas de Deus: as plantas, os animais, os seres humanos. Todos somos seres criados por Deus.  Quando recebemos o sacrifício de Cristo em nosso lugar, acontece a adoção: passamos do status de criaturas para o de filhos de Deus. Esta é a maior bênção que podemos receber de Deus!

Oração:  Senhor, abençoa-nos muito.  Alarga nossas fronteiras. Seja Sua mão sobre nós.  Livra-nos do mal de modo que não nos sobrevenha aflição.  Faz-nos filhos ilustres. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: 1 Crônicas 2;   Ezequiel 3.16 – 4.17;   2 Timóteo 4

Meditação: “Combati o bom  combate, acabei a carreira e guardei a fé.”  (2 Timóteo 4.7)

Há muitos anos atrás, por causa de uma série de mudanças em minha vida, entrei num estado depressivo e desejei morrer. Minha estratégia foi que  ficaria na cama, fingindo que estava doente e não comeria mais nada até morrer. Como eu era ingênua e despreparada! Ainda não sabia que nossa vida está nas mãos de Deus e que não morremos antes que Ele nos chame!   Mas Deus teve misericórdia de mim e o Espírito Santo que habita em nós me falou exatamente este versículo, então pensei: “realmente tenho combatido um bom combate, mas será que já acabei a carreira?” Fiquei meditando e vi que ainda me faltava muito para terminar a minha carreira.  Pedi perdão a Deus, me levantei, disse para a minha família que já estava melhor, e fui para a cozinha me alimentar. Sim, temos um grande combate para lutar e vencer! Não sabemos o que Deus ainda tem reservado para nós, que missão ainda nos resta para completar a carreira! Mas um detalhe  muito importante é cuidarmos de exercitar a nossa fé, pois uma preocupação de Jesus é que se achará fé quando Ele voltar!

Oração: Senhor, obrigado por Seu Santo Espírito que sempre nos ajuda nas nossa fraquezas. Obrigado por Sua Palavra, que é a espada que Seu Espírito usa para nos ensinar, corrigir e instruir.  Ajuda-nos a exercitarmos a nossa fé e sairmos vencedores hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  1 Crônicas 1;   Ezequiel 2.1 – 3.15;   2 Timóteo 3

Meditação: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16-17)

Durante séculos, o diabo tentou eliminar a Bíblia da face da terra.  Pessoas foram mortas na fogueira pelo simples fato de possuir um exemplar da Bíblia.  Famílias foram destituídas de suas posses e seus filhos levados à mendicância, porque em suas bibliotecas tinham livros com porções da Palavra … Como o diabo não conseguiu, nos últimos anos sua estratégia mudou:  agora tenta desacreditá-la. Muitos são os movimentos que têm surgido ultimamente neste sentido. Mas a grande prova do caráter divino das Escrituras é a mudança na vida de todo aquele que lê, medita e segue os  Seus ensinamentos.  Outra constatação importante é que  “ na verdade todos os que desejam viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Tm 3.12).  Se quisermos viver em piedade e justiça estaremos andando contra a corrente natural deste mundo.

Oração: Senhor amamos a Sua Palavra, queremos continuar recebendo Seus ensinos, Sua correção, Sua instrução, pois desejamos viver uma vida de cristão preparado para as boas obras.   Ajuda-nos na caminhada da santificação. Livra-nos das perseguições e do mal no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 25;   Ezequiel 1; 2 Timóteo 2

Meditação: “Procura apresentar-te  a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar , que maneja bem a palavra da verdade. … O Senhor conhece os que são seus, e: Qualquer que profere o nome do Senhor aparte-se da injustiça. ” (2Timóteo  2.15, 19)

Desde o início da formação do povo de Israel, o mandamento de Deus para o seu  rei era que tivesse uma cópia da Lei para que pudesse meditar nela diariamente.  Assim também disse o salmista: “escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119.11).  Esse é o mesmo conselho do apóstolo Paulo para seu jovem discípulo:  conhecer e manejar bem a Palavra. Essa seria a forma de poder apresentar-se a Deus de maneira a não envergonhar-se.  Quem assim procede, quem profere o Nome do Senhor, conhece Seus ensinos, conhece Seus mandamentos pode afastar-se da injustiça.  Apesar deste ser um mandamento milenar, ainda é muito atual; ainda é uma diretriz para o nosso viver justo de forma a sermos aprovados por nosso Deus.  O fato mais importante é saber que somos conhecidos de Deus.

Oração: Que neste dia possamos honrar ao Senhor com todo o nosso amor e forma de vida.  Queremos ser conhecidos do Senhor. Queremos conhecer a Palavra de tal maneira a não sermos envergonhados. Abençoa-nos e proteja-nos, pois  queremos viver uma vida de justiça no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  2 Reis 24;   Lamentação 4 – 5;  2 Timóteo 1

Meditação:“… eu te exorto que despertes o dom de Deus, que há em ti … Porque Deus não nos deu o espírito de timidez, mas de poder, de amor  e de moderação.” (2 Timóteo 1.6-7)

O Espírito Santo é o dom de Deus que recebemos e passa a habitar em nós quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador.  Se por um lado podemos apagar o Espírito que habita em nós, por outro lado podemos despertar o Espírito.   Como despertá-lo? Tomando consciência e rejeitando as atitude e ações que O entristecem. Passando a meditar em nosso coração na Palavra de Deus.  Falando palavras de edificação para nós e para os que nos ouvem. Louvando e adorando a Deus. Dando graças por tudo. … Então, não viveremos em temor, em timidez, mas com poder em obras e realizações fundamentadas no amor,  sem impulsividade mas com moderação. O apóstolo Paulo agora, no período da Graça, continua nos exortando a não entristecer o Espírito Santo e nem atuar de forma a extinguir o Espírito Santo, mas a despertá-lo. As consequências serão o fruto do Espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Oração: Obrigado Senhor porque já temos o Espírito Santo e agora está em nossas mãos deixá-Lo nos usar.  Não queremos extinguir nem apagar o Espírito, mas ajuda-nos a viver hoje de forma a despertar o Dom  em nós. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 23;   Lamentações 3;   1 Timóteo 6

Meditação:  “… o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. “ (1 Timóteo  6.10,11)

Por que tanta corrupção?   Sempre por trás de um caso de corrupção, estão malas de dinheiro, montões de dinheiro!   Atrás dos sequestros, assassinatos e assaltos a bancos, também está o acesso indevido ao dinheiro alheio; sempre por causa de uma imensa cobiça, uma imensa ambição.   Deus não diz que o dinheiro é a raiz de todos os males, como tantas comunidades já interpretou, mas que o amor ao dinheiro é o problema.  Devemos sim, lutar para sermos prósperos, para não depender da ajuda alheia, mas ao contrário, poder ajudar os mais necessitados. As consequências do amor ao dinheiro  serão dores. Se somos “Homem de Deus”, o conselho do apóstolo é para que fujamos destas coisas e que o dinheiro seja nosso servo, um instrumento de bênçãos para nós, nossa família e nosso próximo!

Oração:  Querido Deus, abençoa-nos muito para que sejamos prósperos para abençoar.  Ajuda-nos a repelir a ambição, a cobiça, a tentação dos negócios ilícitos, e a não pôr nossa confiança no dinheiro.   Ajuda-nos hoje a fugir do mal! Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 21.19 – 22.20;   Lamentação 2; 1 Timóteo 5

Meditação: “… aprendam eles primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar a seus progenitores;  porque isto é bom e agradável diante de Deus. … Mas, se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família,  negou a fé, e é pior que o incrédulo. “  (1 Timóteo 5. 4,8)

Apesar do ensino em quanto ao cuidado dos pobres, Deus reconhece a impossibilidade de acabar com a pobreza, pois disse: “Nunca deixará de haver pobres na terra. …” (Dt 15.11).  A família é por assim dizer, a menina dos olhos de Deus.  Foi a primeira e a mais importante instituição criada por Deus.   Em Sua palavra, o Senhor nos dá muitas diretrizes sobre como viver em família, as responsabilidades, direitos e deveres de cada membro da família.  Agora, quando o apóstolo Paulo está instruindo seu discípulo Timóteo, sobre como deve ensinar na Igreja de Cristo, ele não esqueceu de reforçar a prioridade que se deve ter com o cuidado dos familiares.  Qualquer piedade ou generosidade para com estranhos somente será válida diante de Deus, se não descuidarmos de nossos familiares, principalmente de nossos pais, especialmente quando anciãos.

Oração: Ó Senhor, de ti vem o querer perfeito e a capacidade de fazê-lo.  Dá-nos bons e perfeitos desejos, segundo o Seu coração. Ajuda-nos a ser amorosos e leais para com nossos familiares hoje, Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  2 Reis 20.1 – 21:18;   Lamentação 1; 1 Timóteo 4

Meditação:“ Tem cuidado de ti  mesmo…” (1 Timóteo 4.16)

Nos últimos tempos muitos foram os casos de escândalos com líderes,   tanto da vida religiosa, como da vida política. O apóstolo Paulo aconselha Timóteo, o seu filho na fé, que acima de tudo tenha cuidado de si mesmo.   Este é um conselho muito atual. Se somos líderes e temos sob nossos ombros muitas responsabilidades; se somos pais e temos nossos filhos para cuidar… não importa qual seja a nossa área,  precisamos separar tempo para cuidar de nós mesmos. Cuidar de nosso corpo:  ele precisa de exercícios, de descanso,  de alimentação adequada, de cuidados. Cuidar de nossa mente:  ela precisa de alimento para que fluam bons pensamentos.  Precisamos cuidar de nosso coração ou do nosso inconsciente, aquela parte desconhecida mas  que determina muitas de nossas ações e pensamentos conscientes; nossa mente precisa de material para o exercício mental.  Cuidar de nossas emoções: não deixando acumular mágoas, ressentimentos, amaguras.  Cuidar de nossa vontade: não deixando que se torne voluntariosa, impulsiva,  mas submetendo-a à Vontade de Deus. Por fim, não menos importante,   cuidar de nosso espírito:  meditando na Palavra,  mantendo comunhão constante com o Senhor.

Oração: Senhor, ajuda-nos nesta difícil   mas primordial tarefa de cuidar de nós mesmos.  Ajuda-nos hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 19;   Jeremias 52;  1 Timóteo 3

Meditação: “… Assim diz o Senhor:  Não temas as palavras que ouviste… “ (2 Reis 19. 6)

Muitas são as pessoas que estão adoecidas de medo.   O medo paralisa. O medo impede que pessoas capazes iniciem negócios novos e promissores.  O medo impede que relacionamentos que poderiam ser tão felizes se consumem. O medo impede que se enfrente  e se liberte de situações ameaçadoras. Muitas vezes enfrentamos dificuldades, clamamos ao Senhor e parece que Ele está distante, parece que Ele não nos ouve, não nos responde…  Mas Deus nos está dizendo que Sua mão está pronta para nos ajudar e, se há algum impedimento para que recebamos as bênçãos que desejamos, são os nossos pecados, ou não é o Seu tempo!  O rei Ezequias estava sendo afrontado pelo rei da Assíria. Foi ao Senhor e a resposta não tardou: “Não temas as suas palavras!”    É sempre assim: nosso Poderoso Deus sempre nos ouve.  Constantemente, em Sua Palavra nos está dizendo que não tenhamos medo das palavras ameaçadoras, das palavras destrutivas ou enfraquecedoras,  porque, ao contrário disto, o Senhor Deus tem para nós palavras encorajadoras, palavras de solução, palavras de conforto, palavras de vida, de fé, de esperança, de vitória!

Oração:  Obrigado, porque sempre o Senhor está nos dizendo “não temas”, e porque o Senhor tem a solução que necessitamos.   Abençoa-nos. Confiamos no Senhor, hoje. Em Nome de Jesus. Amém

Leitura:   2 Reis 18;   Jeremias 44;  1 Timóteo 2

Meditação: “Ezequias, … rei de Judá, … fez o que era reto aos olhos do Senhor…  Ele se achegou ao Senhor, e não deixou de segui-lo; … E o Senhor foi com ele; para onde quer que saísse prosperava …”  (2 Reis 18.1,3,6,7)

Todos nós queremos vencer, queremos prosperar, queremos ser muito bem sucedidos em nossos estudos, em nosso trabalho, em nossos negócios, em nossos relacionamentos.  A Bíblia nos mostra, com inúmeros exemplos, qual é a fórmula do sucesso: Temer ao Senhor! Achegar-se ao Senhor! Seguir e não se desviar do Senhor! Quem se afasta do Senhor, quem se rebela, é só uma questão de tempo para que o desastre venha.   Mas ao contrário, quem se apega ao Senhor, quem confia e encomenda o seu caminho ao Senhor, sempre sairá vitorioso. É o que vemos na vida do rei Ezequias, uma pessoa que para onde quer que saísse prosperava. Assim Deus deseja que vivamos: com uma vida abençoada e abençoadora.  Se estivermos em meio a perseguições, em meio à muitas adversidades, Jesus disse que estaria conosco todos os dias! Se estamos sofrendo tentação, também Deus promete que não nos deixará sofrer além de nossas forças.

Oração:  Obrigado porque hoje somos benditos do Senhor, por isso podemos viver confiados na Sua proteção. Que todas as Suas bênçãos nos alcancem hoje e ajuda-nos a viver como dignos filhos de Deus.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 17;   Jeremias 42 – 43;  1 Timóteo 1

Meditação:  “… Não o temais, diz o Senhor, pois Eu Sou convosco, para vos salvar e para vos livrar das suas mãos.  Eu vos concederei misericórdia , para que ele tenha misericórdia de vós …” (Jeremias 42.11-12)

Os mais pobres foram os que ficaram depois da deportação de todo o povo de Israel para a Babilônia. Podemos imaginar como eles estavam com medo.  Queriam fugir para o Egito, e buscaram a Jeremias. E mais uma vez vemos como Deus lhes dá uma mensagem de paz, de esperança e de segurança. O povo pediu conselhos, mas queriam ouvir  a vontade deles não a vontade de Deus. O conselho era que ficassem, que Deus os protegeria, porém mais uma vez foram rebeldes e não puderam experimentar a bênção do Senhor Todo Poderoso.  Os israelitas foram guiados pela nuvem até conquistarem a terra de Canaã. O tempo que a nuvem se detinha não importava; eles esperavam a ordem de Deus tanto para acampar como para partir. Como cristãos, necessitamos  estar em um lugar o tempo que Deus quiser, seja pouco ou muito. Quando somos rebeldes e não obedecemos, sofremos as consequências.

Oração: Senhor tantas vezes estamos tão contentes e não queremos partir…  outras vezes estamos tão descontentes e necessitamos ficar …. Ajuda-nos a ouvir com clareza a Sua voz e  a obedecê-Lo. Ajuda-nos a esperar e caminhar segundo os Seus propósitos e a Sua vontade!. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 15.32 – 16.20;   Jeremias 41; Tito 2.9 – 3.15

Meditação: ”… vieram a Gedalias,… e lhes disseram:  Sabes que Baalis, … enviou Ismael… para te tirar a vida?  Mas Gedalias… não lhes deu crédito. … e feriram a Gedalias… matando aquele que o rei de Babilônia havia posto sobre a terra.” (Jeremias 40.13-41.2)

Gedalias foi morto por Ismael, colocando em grandes dificuldades o pobre povo que restou do exílio, e que estava em Jerusalém.   Gedalias foi morto porque não foi prudente o suficiente para ouvir um conselho.

Não podemos crer em tudo o que nos dizem, mas tudo necessita ser verificado. Todos os conselhos e todas as críticas devem ser levadas aos pés do Senhor.   Certa vez ouvi a história de um homem que sofreu uma grande inundação. Conforme a água ia subindo, ele pedia a Deus que o livrasse. Uns vizinhos tentaram ajudá-lo a sair, mas ele não quis acompanhá-los, pois estava aguardando a salvação de Deus.  Veio um barco que queria resgatá-lo, mas ele não foi, pois estava esperando por Deus. Quando já estava sobre o telhado, veio um helicóptero para resgatá-lo mas ele não foi, pois estava esperando o livramento divino. Finalmente ele morreu afogado e chegando ao céu falou que ele havia confiado tanto, por quê o Senhor não o salvou?  Deus lhe respondeu: “ mas eu mandei três pessoas te resgatarem! “

Oração:  Senhor, quando em perigo, abre nossos olhos para reconhecer a solução que o Senhor nos dá.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 14.23 – 15.31;   Jeremias 40; Tito 1.1 – 2.8

Meditação: Paulo escreve a Tito: “… te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda resta, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: aquele que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução, nem são desobedientes.” (Tito 1.5-6)

É impressionante como nós, os servos de Deus na atualidade, não temos fixado nesta condição para ser um Líder na Igreja!  Podemos ter todas as qualidades, mas se nossos filhos não forem cristãos íntegros, que tenham vidas exemplares, estaremos reprovados para o ministério pastoral.  A rigor, poucos pastores poderiam estar no ministério. A orientação era colocar ordem na casa de Deus, logo como um pastor poderá fazê-lo se sua casa está em desordem?  Não estaremos atuando na nossa força mas na força do Senhor, no poder do Senhor. Muitas são as missões em que o Senhor deseja contar conosco na atualidade, Antes porém, precisamos ter nossa casa em ordem!

Oração: Ó Senhor, suplicamos por nossa família; ajuda nosso cônjuge a ser servo fiel.  Ajuda nossos filhos a serem tementes ao Senhor, retos, íntegros, puros; põe o temor do Senhor em nossos corações, dá-nos um coração humilde.  Protege-nos também de todos os males. Ajuda-nos a viver o dia de hoje irrepreensivelmente. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 13.1 – 14.22;   Jeremias 39; Hebreus 13

Meditação: “Toma-o, e põe sobre ele os teus olhos; não lhe faças nenhum mal …” (Jeremias 39.12)

Durante muitos anos o profeta Jeremias alertou o povo de Judá que se não se arrependessem seriam levados para o cativeiro babilônico.  Por causa de suas profecias, Jeremias sofreu maus tratos e prisões. Quando o exército de Nabucodonosor assolou Jerusalém, Deus cuidou de Seu servo.  E Nabucodonosor foi instrumento de Deus, dando ordens para que retirassem Jeremias da prisão e também que cuidassem dele e o deixassem fazer o que quisesse.  Podemos pensar: mas Jeremias era um profeta! Mas havia também um servo etíope que precisava dos cuidados do Senhor. Deus se ocupa com ele e diz: “ Vai e dize a Ebede-Meleque….Eu cumprirei as minhas palavras sobre esta cidade…A ti,  porém , livrarei naquele dia… não serás entregue nas mãos dos homens a quem temes. Eu te salvarei…porque confias em mim, diz o Senhor.” (Jr 39.16-18).  Deus não faz acepção de pessoas!  Nós também somos objeto de Seus cuidados!  O Senhor também é o nosso refúgio no dia da angústia!

Oração: Oh que grande é o Senhor que tem a Seu serviço: os anjos, os poderes, os exércitos.  Nada pode impedir que Sua santa vontade seja feita! Como somos protegidos pelo Senhor!  Nesta hora lhe peço que, como protegeu Jeremias e Ebede-Meleque, proteja nossa família. Graças Senhor!  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 11 – 12;   Jeremias 38; Hebreus 12.18 – 29

Meditação:  “… Ouve a voz do Senhor, e faze o que eu te digo.  Então bem te irá, e viverá a tua alma.”  (Jr 8. 20)

Que situação difícil de Jeremias: o rei queria ouvir boas notícias, mas Deus lhe mandava dizer que eles não prevaleceriam, e que o rei da Babilônia tomaria a cidade e a queimaria à fogo, a menos que eles se entregassem.  Por causa desta mensagem, Jeremias foi jogado na cisterna onde somente havia lama. Ebede-Meleque, um eunuco etíope que trabalhava na casa do rei, vendo a situação de Jeremias pediu permissão ao rei para tirá-lo da cisterna.  Quando o exército de Babilônia tomou Jerusalém, Ebede-Meleque foi lembrado por Deus por este ato de misericórdia para com o servo do Senhor. Solto Jeremias, o rei mandou chamá-lo e lhe perguntou qual era a verdadeira situação de Israel.  Jeremias confirma sua mensagem e lhe aconselha que ouça a voz de Deus para que possa salvar-se daquela triste situação! Mesmo nas horas mais difíceis, Deus tem uma saída para nós. Deus pode nos dar um livramento, “um mal menor”. Como o rei Zedequias, sofremos por não aceitar seguir Sua orientação, quando  esta não está de acordo com o que queremos.

Oração: Querido Deus, muitos dos nossos sofrimentos podem ser causa direta de nossas desobediências, de nossa rebeldia.  Mas queremos ser sensíveis e obedientes aos Seus ensinos. Hoje queremos ter vidas abençoadas e abençoadoras. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 10;   Jeremias 33;  Hebreus 12.1 – 17

Meditação:  “… sem a santificação ninguém verá  o Senhor.”  (Hebreus 12.14)

Em toda a Bíblia há um chamado divino à santificação.  Deus nos convoca a sermos santos porque Ele é santo. O autor de Hebreus nos dá a razão:  a santificação é a condição para se poder estar diante de Deus, para se poder ver a Deus.  Mas como alcançar a santificação?  Também encontramos o método: “… corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé…” (Hb12.1-2).  Se queremos trilhar o caminho da santificação precisaremos manter nossos olhos fixos em Jesus!  Se olharmos para os líderes, as igrejas, as denominações, ou para nós mesmos … poderemos afundar como Pedro, que olhou o vento quando caminhava sobre as águas.  Precisaremos olhar para dentro de nós mesmos para ver em que é necessário mudar.  Olhar para o próximo, mas para ver como podemos ser úteis em amor.  Olhar para Jesus para seguir Seus ensinos e Seus passos.  Não nos enganemos: Jesus nos dá a salvação pela fé, e é de graça,  mas nós temos que buscar, diariamente e perseverantemente a santificação, para que possamos ver a Deus!

Oração:  Querido Deus, obrigado pela salvação em Jesus.  Ajuda-nos ó Pai, a manter os nossos olhos fixos em Jesus a fim de seguir-lhe passo a passo no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  2 Reis 9;  Jeremias 32.26 – 44;  Hebreus 11.17 – 40

Meditação:  “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade.  Acaso haveria coisa demasiadamente difícil para mim? “  (Jeremias 32.27)

Moisés adverte o povo: “Sabe pois no teu coração que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o Senhor teu Deus.” (Dt 8.5).  Este temor a Deus, este conhecimento de que Deus não se deixa burlar, mas que Ele corrige e disciplina Seus filhos deve estar profundamente impregnado no ser humano.   O amor de Deus é tão grande que mesmo na hora da repreensão pela rebeldia do povo de Israel, que sofria o castigo, de ser levado deportado para uma terra distante, Deus reafirma o Seu cuidado e faz promessas: “…tornarei a trazê-los a este lugar, e farei que habitem nele seguramente.  Eles serão o meu povo, e Eu serei o seu Deus. … Farei com eles uma aliança eterna:  Jamais me desviarei de fazer-lhes o bem, e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. …  assim também trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho prometido.” (Jr 32.37,38,40, 42).   Tudo isto é possível porque não há coisa demasiadamente difícil para o Senhor!


Oração
:  Querido Pai, sabemos que somente são disciplinados  os Seus filhos, objetos de Seu amor. Ajuda-nos a ser sensíveis e aprender da disciplina do Senhor.  Obrigado pelas promessas de aliança e amor eterno. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  2 Reis 8;  Jeremias 32.1 – 25;  Hebreus 11.1 – 16

Meditação:  “Ah! Senhor Deus!  Tu fizeste os céus e a terra com o Teu grande poder… Nada há que Te seja demasiado difícil.  … Tu és grande, o poderoso Deus cujo nome é o Senhor dos Exércitos, grande em conselho, e magnífico em obras….”  (Jeremias 32.17-19)

A situação do povo de Israel era crítica.   O exército babilônico fazia cerco ao redor de Jerusalém.  Zedequias, o rei de Israel dizia: “Por que profetizas tu, dizendo: Assim diz o Senhor: entregarei esta cidade nas mãos do rei de Babilônia, e ele a tomará.” (Jr 32.3), e  mantinha o profeta Jeremias preso.  Nestas circunstâncias veio a palavra do Senhor ao profeta Jeremias dizendo: “Hananeel… teu tio, virá a ti, e dirá; Compra o meu campo…. Veio, pois, a mim Hananeel… e me disse: Compra o meu campo… Então entendi que isto era a palavra do Senhor.” (Jr 32. 7-8).  Que mensagem o Senhor queria transmitir ao povo?  Que “… ainda se comprarão casas, e campos, e vinhas nesta terra”’  (Jr 32.15).  Uma mensagem de esperança!   Mesmo nas situações mais críticas podemos ter esperança, pois nada há que seja demasiado difícil para o Senhor!

Oração:  Querido Deus, obrigado porque o Senhor é o Deus da Esperança!  O Deus que cria do nada! O Deus dos Impossíveis! Renova a nossa esperança, a nossa fé, o nosso  amor, para que possamos viver abundantemente hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura: 2 Reis 6.24 – 7.20; Jeremias 37; Hebreus 10.19 – 39

Meditação:   “Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem.  Este é dia de boas novas, e nos calamos…. vamos e o anunciemos…” (2 Reis 7.9)

O exército da Síria cercou Samaria, a fome era tão grave que chegaram ao ponto de matar seus próprios filhos para se alimentarem.  Uns leprosos que estavam do lado de fora da cidade, resolveram ir ao acampamento dos sírios para ver se conseguiam algum alimento. E qual não foi sua surpresa ao encontrarem o acampamento abandonado às pressas, com muito alimento e roupas.  Deus havia lhes dado livramento: “pois o Senhor fizera ouvir no arrail dos sírios um ruído de carros e de cavalos, como ruído de um grande exército, … pelo que se levantaram e fugiram para salvar a sua vida.”  (2 Reis 7.6-7).  Depois de se fartarem, se deram conta de que não faziam bem não anunciarem ao rei , pois todo o povo estava faminto.  E nós? Também estamos nos fartando do conhecimento do Senhor, das boas novas da salvação, dos recursos materiais, das amizades…?  Este é um dia de boas novas. Façamos como aqueles leprosos que foram e anunciaram. Saiamos de nosso comodismo e levemos o amor de Deus ao nosso próximo nas suas mais diferentes formas.

Oração:  Querido Deus ajuda-nos a sermos generosos com todos os que convivermos no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:  2 Reis 6.1 – 23;  Jeremias 21,34; Hebreus 10.1 – 18

Meditação:  “… Não temas.  Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” (2 Reis 6.16)

O sírios guerreavam contra Israel.  Toda vez que o rei da Síria planejava um ataque a Israel, Eliseu mandava avisar ao rei, e assim o livrava dos sírios.  Depois disto acontecer várias vezes, o rei da Síria inquiriu o seu exército para saber quem era o traidor. Então lhe disseram que era o profeta Eliseu quem avisava ao rei de Israel sobre os planos sírios.  Irado, o rei da Síria mandou um exército para buscar Eliseu. O ajudante de Eliseu, ao ver o exército, se assustou. Então, Eliseu orou ao Senhor: “…Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos do moço, para que veja.  E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” (2 Reis 6.17).   Desta forma, pudemos conhecer uma vez mais o poder e o amor de Deus para com Seus servos.  Frente aos problemas, às dificuldades, não é verdade que o mesmo pode passar conosco?  Não importa se temos diante de nós um mar, gigantes, exércitos, fome, enfermidades …  sempre Ele nos diz: Não temas! A visão de Deus para nós é sempre de uma vida abundante e vitoriosa.

Oração: Querido Deus Todo Poderoso, exaltado e engrandecido seja o Senhor.  Diante das dificuldades, dos problemas, das aflições que enfrentemos, abre-nos hoje os olhos,  para que possamos ver o livramento do Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 5;   Jeremias 27 – 28;   Hebreus 9.15 – 28

Meditação:  “Quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue, e sem derramamento de sangue não há remissão.”   (Hebreus 9.22)

Há toda uma simbologia no sangue. Há mistérios com relação ao sangue que não nos foi revelado totalmente. Basta observarmos que em todo sacrifício satânico há envolvimento de sangue de animais e humano.  Jesus morreu na cruz derramando o Seu sangue para a nossa salvação. Há leis espirituais sobre o sangue que desconhecemos. Quando Adão e Eva pecaram, houve um memorável dia em que Deus mostrou-lhes como deveriam proceder para o perdão de seus pecados.  Também tirou as peles e fez vestes melhores para eles que estavam cobertos com folhas de figueira. Ele deve ter-lhes dito: “isso vai acontecer até a vinda de meu filho que então morrerá por todo o ser humano que o aceitar. Porque como lhes avisei, no dia em que vocês desobedecessem morreriam,  porém, eu vou permitir que, quando vocês pecarem e se arrependerem, ofereçam um animal para morrer no lugar de vocês.” A ordem de Deus, através de Seu servo Moisés, era não comer o sangue, mas derramá-lo sobre a terra.

Oração:  Obrigado ó Deus, pois mesmo não sabendo todos os mistérios envolvidos com o sangue, nós podemos receber a remissão de nossos pecados pela fé no sacrifício de Jesus por nós.  Obrigado pelo sangue de Jesus Cristo. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 4;   Jeremias 31;   Hebreus 9.1 – 14

Meditação:   “… Dize-me o que tens em casa? … Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. …Vai pede emprestado vasilhas a todos os teus vizinhos … Não há mais vasilha nenhuma.  Então o azeite parou.” (2 Reis 4.2,3,6)

Vemos a história de uma viúva com grandes problemas econômicos.  Seu marido tinha deixado uma dívida e se não pagasse, seus dois filhos seriam levados como  criados. Muitos pensam que nosso relacionamento com Deus se restringe a temas espirituais, mas este não é o ensino bíblico!  Interessante que Deus sendo tão poderoso, podendo fazer surgir todo o universo do nada, gosta de usar os nossos precários recursos para fazer maravilhas!  Ele está sempre nos perguntando: o que é que temos em nossas mãos, em nossa casa? Quais são as nossas potencialidades? Quais sãos as nossas características?  Qual é o nosso preparo? Qual é o dom que já nos deu? E continua: Quem pode nos ajudar? Quem Deus pode usar para nos abrir uma porta na solução de nossas necessidades?  Quais são os nossos contatos? Deus utiliza o que nós temos, e pode nos abençoar com a ajuda de nosso próximo.

Oração: Senhor, obrigado porque o Senhor é um Deus que pode nos ajudar em todas as nossas necessidades, tanto físicas, emocionais como espirituais. Ajuda-nos hoje a potencializar tanto nossas capacidades interiores, como sociais. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 3;   Jeremias 30;   Hebreus 8

Meditação :  “Esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor.  Porei as minhas leis no seu entendimento, em seu coração as escreverei. … Pois serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados e de suas iniquidades não me lembrarei mais.” (Hebreus 8.10; 12)

Deus tinha uma aliança com a casa de Israel: a Lei de Moisés.  Com a Lei eles tinham diante deles a vida e a morte. Se eles cumprissem a Lei, seriam abençoados; se não cumprissem seriam amaldiçoados.  Com Jesus temos uma nova aliança. A lei de Deus não seria mais escrita em tábuas de pedra, mas no entendimento, na mente e no coração. A lei teria que ser cumprida em amor.  Amor a Deus e ao próximo. O tratamento do pecado, no período da lei de Moisés, era por morte de apedrejamento e outros tipos de morte. Com a nova aliança Deus tem outro tratamento com o pecado: a misericórdia, o perdão.  Aquilo que for perdoado, não mais será lembrado. Que maravilha poder entrar nessa nova aliança com Deus através da fé no sacrifício de Jesus em nosso lugar!

Oração: Senhor, obrigado porque através de Jesus temos acesso à nova aliança, a aliança do perdão, da misericórdia, do amor.   Queremos hoje Senhor, viver coerentemente com a lei escrita em nosso entendimento e em nosso coração. Que Seu Santo Espírito nos ajude a obedecer ao Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 2;   Jeremias 24.29;   Hebreus 7

Meditação:  “… Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti.  Disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.”  (2 Reis 2.9)

A Bíblia cita dois casos de arrebatamento, o de Enoque e de Elias, em que foram levados para Deus, sem experimentarem a morte.  Eliseu estava sendo preparado por Elias para ser o seu sucessor. Como Deus fez com Salomão, dando-lhe oportunidade de pedir o que quisesse, assim Elias disse para seu discípulo que pedisse o que quisesse que ele lhe concederia antes de partir para o Senhor.  Salomão pediu sabedoria, Eliseu pediu “porção dobrada do Espírito”.  A condição seria Eliseu ver Elias partir.  Eliseu viu, pois “Indo eles andando e falando, de repente um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (2 Reis 2.11).  A partir desse momento Eliseu passou a ser um profeta cheio do poder do Espírito do Senhor, e com esse poder ele fez muitas maravilhas.  Se nos fosse dada essa oportunidade, que pediríamos ao Senhor? Jesus nos deu a promessa que podemos pedir o que quisermos e, em Seu Nome, nos será concedido!

Oração:  Pai  querido, como Salomão, pedimos sabedoria e como Eliseu pedimos que nos encha de Seu Espírito, para que possamos viver hoje dentro dos Seus propósitos.  Em Nome de Jesus. Amém!

Leitura:   2 Reis 1;   Jeremias 51.25 – 64;   Hebreus 6

Meditação:  Mas o anjo do Senhor, disse a Elias, o tisbita:  Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Não  há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso assim diz o Senhor: Da  cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. …”  (2 Reis 1. 3-4)

Samaria era a capital do reino do norte, de Israel.  Depois da morte de Acabe, Acazias seu filho era rei em seu lugar, quando caiu de um quarto alto e adoeceu.  Desejando saber acerca de seu futuro, enviou mensageiros para perguntar ao deus de Ecrom se ele ficaria curado.  O Deus Altíssimo, que tudo sabe e tudo vê, enviou um anjo ao profeta Elias, mandando que ele fosse se encontrar com os mensageiros do rei Acazias, dando-lhe a sentença de morte, por não ter  buscado a Palavra do Senhor. Temer ao Senhor é não colocar nossa confiança em outra coisa que não seja no Senhor Deus. Em nossos dias é muito difícil aceitar este pensamento. Primeiro buscamos todos os recursos,  depois em desespero, buscamos a Deus.  Este não é o princípio ensinado na Palavra, mas o contrário.

Primeiro buscamos ao Senhor e Ele nos orientará qual o caminho a seguir, que médicos, que tratamentos, que direção tomar porquê…  e se o Senhor quiser fazer maravilhas em nossa vida?

Oração:Querido Deus, queremos reafirmar nossa confiança no Senhor.  Abençoa-nos muito e guia-nos no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!