31 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 38; Salmos 15 - 16; Mateus 21.33 - 22.14
Meditação: “O Senhor é a porção da minha herança ... tu és o sustentáculo da minha sorte ... certamente me coube uma formosa herança”. (Sl 16.5-6)
Durante a nossa vida, a maioria dos seres humanos luta para sobreviver e outros correm, lutam para alcançar riquezas, conhecimento, poder! Quantos desentendimentos entre familiares, quantos desgostos ocorrem por causa de heranças! Quantos pais trabalham toda a vida acumulando riquezas que depois são desperdiçadas em pouco tempo por seus herdeiros! Que tolos somos, pois num instante podemos partir e o que será de tudo o que tivermos acumulado?!
Quando o Senhor é a nossa herança, quando somos co-herdeiros com Cristo, quando é o Senhor quem sustenta a nossa sorte, o quadro muda. Entramos em outra dimensão. Não precisamos temer o mau olhado, a inveja, as maldições... não necessitamos viver assoberbados pela ambição das riquezas, porque enquanto vivermos, estaremos seguros com o Senhor; seremos abençoados pelo Senhor. Se partirmos, também estaremos seguros e teremos uma formosa herança nos esperando pois agora formamos parte da família de Deus!
Oração: Pai Celeste, que segurança saber que é o Senhor quem sustenta a nossa sorte! Nada e ninguém poderá retirar ou mudar a nossa sorte, pois o Senhor é nosso sustentáculo! Ajuda-nos a viver o dia de hoje nesta segurança. Em Nome de Jesus. Amém!
30 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 37; Salmos 11 - 14; Mateus 21.1 - 32
Meditação: “Jesus respondeu: ... se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito. E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis”. (Mt 21.21-22)
Textos como este nos fazem pensar: ou Jesus não falou a verdade ou não temos fé! Como Jesus é a Verdade, logo temos que admitir que nossa fé deve ser microscópica, pois “... se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”. (Mt 17.20). Quantos “montes” estão em nosso caminho? Desemprego, enfermidades, solidão, frustrações ... Mas se tivermos fé, é o Senhor quem nos diz que nada nos será impossível! O que nos afeta não são as circunstâncias, mas como interpretamos as circunstâncias. Jesus disse: “...se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se ... os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”. (Mt 6.22-23). Dependendo das interpretações dos acontecimentos ao nosso redor, a saúde do nosso corpo será afetada, para mal ou para bem!
Oração: Oh Senhor, dá-nos essa fé que remove montanha, para a qual nada é impossível. Querido Deus, ajuda-nos a ter bons olhos; ver o que acontece com os olhos do amor, da fé, da misericórdia, do perdão, para podermos viver hoje em paz . Em Nome de Jesus. Amém!
29 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 36; Salmos 9 - 10; Mateus 20.17 – 34
Meditação: “... os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós ... todo aquele que ... quiser tornar-se grande, seja vosso servo ... tal como o Filho do homem ... (veio) para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mt 20.25-26,28)
Passamos por um tempo em nosso país, de denúncias de muita corrupção! Passando pelo executivo, legislativo, judiciário, polícia, instituições em geral, empresários, etc., Por que tudo isso acontece? Ambição pelo poder que o dinheiro dá. Não importa se milhões trabalham durante toda a vida para o crescimento do Brasil, ao se aposentarem estão em grande dificuldade, pois não conseguem nem um reajuste justo. Enquanto outros segmentos, que legislam em causa própria, recebem reajuste de 60% ou quem sabe mais! A mãe de Tiago e João intercede por seus filhos para que Jesus conceda que eles se sentem ao Seu lado no Reino. Jesus ensina que a recompensa no Reino obedecerá critérios diferentes. O maior no Reino será o “servo sofredor”, Jesus. E os filhos de Deus, quanto mais humildes, quanto mais serviram a Deus e ao próximo nesta vida, maior será o seu posto no Reino.
Oração: Querido Deus, ensina-nos a ser humildes. Mostra-nos toda altivez, toda soberba que haja em nós e perdoa-nos Senhor. Queremos hoje ser humildes, ser obedientes e queremos ser servos como Jesus. Em Nome de Jesus. Amém!
28 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 35; Salmos 7 - 8; Mateus 19.16 - 20.16
Meditação:“... farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei”. (Gn 35.3)
Jacó, depois de enganar seu pai passando por Esaú para receber a bênção reservada para seu irmão, fugiu para a casa de seu tio Labão por medo da vingança de Esaú. Podemos imaginar o medo, as incertezas, as inseguranças pelas quais estava passando quando Deus lhe aparece através de uma escada que tocava o céu, onde anjos subiam e desciam (Gn 28.13-15) e Deus prometeu não deixá-lo, mas abençoá-lo até cumprir Seu propósito na vida de Jacó. Vinte anos se passaram. Deus abençoou Jacó e ele retorna com uma grande família e muitos bens. Encontra seu irmão Esaú o qual lhe perdoa. Então reúne sua família e faz um altar ao Deus que o protegeu e o abençoou todos aqueles anos. Quando estamos em apuros, todos buscamos a Deus, buscamos Suas promessas, e, depois da bênção; quantos buscam ao Senhor para agradecer? Jacó construiu um altar. Altar é lugar de sacrifícios, holocaustos, adoração. Precisamos construir um importante altar, onde sacrificamos nosso EU para que Cristo possa ser Senhor em nossa vida.
Oração: Senhor, quero construir hoje um altar ao Senhor no meu coração. Recebe minha adoração, recebe meu louvor. Seja Senhor em meu coração. Em Nome de Jesus. Amém!
27 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 33 - 34; Salmos 4 - 6; Mateus 19.1 - 15
Meditação: “... Basta que eu ache graça aos olhos do meu senhor”. (Gn 33.15)
Muitos anos se passaram depois que Esaú e Jacó brigaram. Jacó volta com muito medo mas, ao contrário: “... Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E eles choraram”. (Gn 33.4). Quando Esaú lhe oferece proteção, Jacó lhe diz que basta que ache graça aos seus olhos. Basta ser-lhe agradável! Este encontro abençoado aconteceu porque ocorreu o perdão entre estes dois irmãos. “Em paz me deitarei e dormirei, pois só Tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança”. (Sl 4.8). Quando eu era bem pequena, deveria ter uns 8 anos, minha tia Maria Augusta me ensinou este versículo e, a partir deste dia, este é o meu último pensamento antes de dormir. Que bem tem feito ao longo de minha vida! Quando temos nossos pecados confessados, sabemos que estamos perdoados ... Quando perdoamos aos que nos ofendem ... Quando sabemos que o Senhor nos cuida ... Então podemos dormir em paz porque estaremos vivendo em segurança!
Oração: Obrigado Senhor, por ter aprendido bem cedo, que o Senhor cuida de nós. Obrigado Senhor porque até hoje posso deitar e dormir em paz com a segurança de que o Senhor vela por nós. Ajuda-nos hoje a ser agradáveis aos olhos das pessoas com quem convivemos. Em Nome de Jesus. Amém!
26 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 32 ; Salmos 1 - 3; Mateus 18.15 - 35
Meditação:”...Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? ... Não... até ...setenta vezes sete”. (Mt 18.21-22)
O tema do perdão é vital na vida cristã. Sem o perdão divino é impossível entrar no Reino de Deus. É comum nos esquecermos que o perdão que recebemos de Deus está atrelado ao perdão que devemos ao nosso próximo. Na parábola do Credor Incompassivo, vemos como um servo que devia uma imensa quantia a seu senhor pediu clemência e prometeu que tudo lhe pagaria, mas o Senhor movido de íntima compaixão, lhe perdoou a dívida. Logo a seguir, aquele servo encontrou-se com um companheiro que lhe devia uma pequena quantia e, como não lhe podia pagar , encerrou-o na prisão. Quando o senhor tomou conhecimento do acontecido, ficou muito indignado e lhe entregou aos verdugos. Jesus nos ensina que Deus não teve paciência e esperou que nós pagássemos nossa dívida mas, simplesmente nos perdoou. No dia a dia, necessitamos agir da mesma maneira para que os “verdugos” não tenham acesso à nossa vida. Mágoas, ressentimentos, ... abrem portas para muitos “verdugos” e, por isso, muitas são as enfermidades psicossomáticas: as de causas emocionais e espirituais.
Oração: Perdoa-nos ó Deus, as nossas faltas cometidas. Dá-nos um coração perdoador para que, no caminhar do dia de hoje, possamos ir perdoando quem nos ofender. Em Nome de Jesus. Amém!
25 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 31; Jó 42; Mateus 17.14 - 18.14
Meditação:“Com os ouvidos eu ouvira falar de Ti, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino, e me arrependo ...” (Jó 42.5-6).
Podemos ter conhecimentos intelectuais de Deus mas quando, finalmente, O conhecemos por meio do sacrifício de Jesus, nos sentimos o pior dos pecadores e não nos resta outra alternativa senão nos humilharmos e clamarmos pelo perdão de Deus e aceitarmos o sacrifício que Jesus pagou por nós. “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos ...” (Jó 42.10). Jó, ainda enfermo, a mando do Senhor suplica pelos seus “amigos”, que o estavam acusando de que seu sofrimento era fruto de pecado. Infelizmente é o que sempre acontece: se as coisas vão bem, temos muitos amigos, mas se passamos por tempos difíceis os “amigos” desaparecem ou pensam e dizem que estamos sofrendo como consequência de pecado. Este livro de Jó nos deixa claro que nem sempre sofremos por consequência direta de pecados, mas que, pelo contrário, podemos estar passando por provações justamente porque o Senhor confia em nós, sabe que não vamos deixá-lo, mesmo que o nosso inimigo nos tente. E foi assim que Deus disse um BASTA e mudou a sorte de Jó e lhe deu em dobro tudo o que o diabo lhe havia tirado.
Oração: Querido Deus, ajuda-nos a Lhe ser fiéis. Muda a nossa sorte. Livra-nos do mal e abençoa-nos hoje. Em Nome de Jesus. Amém!
24 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 30; Jó 40 - 41; Mateus 16.13 - 17.13
Meditação:“ ... o Senhor me abençoou por amor de Ti”. (Gn 30.27).
Quando Jacó fala para o seu tio e sogro, que queria voltar para a casa de seu pai Isaque, Labão tenta dissuadi-lo e reconhece que ele e sua casa foram abençoados por causa de Jacó. Deus pode usar-nos para ser bênçãos e pode usar outras pessoas para abençoar-nos.
Perguntou Jesus:“... E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo. ... Senhor tem compaixão de ti ... disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás!...” (Mt 16.15-16,22-23). Quando Jesus inquire a Seus discípulos sobre qual era o pensamento do povo, Pedro deu a resposta que foi uma declaração de fé: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus afirma: esta declaração seria o alicerce (a pedra) sobre a qual Sua Igreja seria edificada e sobre a qual seria a porta de entrada ou a porta que fechava a entrada no céu: a fé em Jesus, o Cristo. Quando Jesus lhes explica o que Ele enfrentaria, Pedro tenta dissuadi-lo e Jesus o repreendeu. Mas, não é o que acontece em nosso dia a dia? Em um momento somos servos fiéis ao Senhor, em outro momento somos egoístas, indiferentes... Que possamos ser bênçãos em nossa família e comunidade!
Oração: Senhor que não tenhamos que receber Sua repreensão, mas que vivamos todo o dia dignificando, fazendo a Sua Vontade. Abençoa-nos, ajuda-nos hoje a ser bênçãos. Em Nome de Jesus. Amém!
23 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 29; Jó 38 - 39; Mateus 15.29 - 16.12
Meditação: “... Tenho compaixão da multidão ... Não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleçam no caminho”. (Mt 15.32).
Creio que Jesus continua olhando a humanidade e continua sentindo compaixão das multidões; continua desejando que não desfaleçam de fome. Como Jesus alimentou as multidões com o pão material, também devemos, como cristãos, fazer o que estiver a nosso alcance para minorar o sofrimento dos que passam por situações difíceis. Multidões caminham famintas de fé, de paz, de conforto, de esperança; multidões desfalecem e morrem sem salvação! Deus deseja que nós sejamos instrumentos Seus para saciar as multidões, para levar-lhes o alimento da Palavra de Deus, para levar-lhes o Pão do Céu que é Jesus. Jó, no profundo de seu sofrimento, clama a Deus e Deus responde e, em Seu diálogo com Jó, lhe pergunta: “Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou deu entendimento `a mente?“ (Jó 38.36). Deus não está alheio ao nosso sofrimento! Ele está presente e segura-nos em Seus braços!
Oração: Querido Deus, põe em nosso íntimo esta sabedoria e entendimento à nossa mente, pois queremos hoje, ó Pai, ser instrumentos Seu para que a Sua compaixão alcance a multidão que caminha faminta. Abre-nos os olhos do coração para sentir como o Senhor, e poder fazer o que estiver ao nosso alcance a favor dos que sofrem. Em Nome de Jesus. Amém!
22 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 28; Jó 36 - 37; Mateus 15.1 - 28
Meditação:“Pois do coração procedem maus pensamentos, assassínio, adultério, prostituição, furto, falso testemunho, blasfêmia. São estas coisas que contaminam o homem ...” (Mt 15.19-20).
Jesus disse que é do coração que procede toda a maldade. Mas, como impedir que o coração gere toda a maldade? A Palavra de Deus nos dá a resposta: “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”(Sl 119.11). Somente alimentando a alma com a Palavra de Deus, ficaremos com um coração limpo. Creio que coração se refere a nosso Inconsciente, onde estão guardadas todas as coisas que nos acontece. Por isso é tão importante alimentar nossa mente com os ensinos do Senhor, através da leitura bíblica diária e nosso devocional. Mas se gastamos nosso tempo com conversas fúteis, leituras e programas pervertidos ...estaremos alimentando nosso coração com a maldade. Mas se enchemos nosso coração com a Palavra de Deus, as canções, as boas leituras, boas conversas, bons programas, estaremos formando bons pensamentos e consequentemente guardando o nosso coração.
Oração: Obrigado Senhor, porque o Senhor nos adverte sobre as consequências de um “mau coração” e nos ensina como ter um “bom coração”. Ajuda-nos hoje Senhor, a ser firmes, persistentes e sábios na alimentação de nosso coração. Em Nome de Jesus. Amém!
21 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 27; Jó 34 - 35; Mateus 14.14 - 36
Meditação: “... Pedro ... andou por sobre as ondas ... Mas, observando o vento forte, teve medo, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me! “ (Mt 14.29-30).
Pedro, ao ver Jesus caminhando sobre o mar, pediu que lhe permitisse também andar sobre o mar. Jesus o atendeu e Pedro começou a andar, mas ao observar o vento forte, teve medo e começou a afundar. Temos experiências com o Senhor e começamos a caminhar sobre o mar de dificuldades e vamos bem, até desviar nosso olhar do Senhor e olhar para os “ventos fortes” e então, fatalmente, chegam as dúvidas, o medo... Quando retiramos o olhar de Jesus, começamos a ver os obstáculos, começamos a afundar em ansiedades, depressões, frustrações, insatisfações... Mas hoje é tempo de clamar e falar como Pedro: “Senhor, salva-me!” Certamente como fez com Pedro, o Senhor fará conosco, nos estenderá a mão e nos perguntará: “... Homem de pequena fé, por que duvidaste?” (Mt 14.31). A leitura de hoje, nos mostra também como lares podem ser divididos, porque pais amam mais a um filho que a outro: Isaque amava a Esaú e Rebeca, a Jacó. Precisamos ficar atentos para ser imparciais com nossos filhos.
Oração: Ajuda-nos a ter os olhos fixos no Senhor, ajuda-nos a não olhar para os lados ou para trás; ajuda-nos a ser imparciais com nossos filhos; ajuda-nos a andar sobre qualquer mar de dificuldade que se nos apresente hoje. Segura-nos a mão, fortaleça nossa fé. Em Nome de Jesus. Amém!
20 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 26; Jó 32 - 33; Mateus 13.44 - 14.13
Meditação:”Pois Deus fala, ora de um modo, ora de outro, embora o homem possa não atentar para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai o sono profundo sobre os homens, enquanto dormem na cama, ele pode falar-lhes aos ouvidos, ...” (Jó 33.14-16). “Deus ... veio a Abimeleque em sonhos, de noite, e lhe disse: ...Então lhe disse Deus no sonho: ...” (Gn 20.3,6).
Sabemos, através de toda a Bíblia que Deus, ao longo da história da humanidade, tem falado de muitas maneiras ao Homem, sendo que Jesus foi sua expressão máxima: se fez Humano! Mas os sonhos são também uma maneira de Deus nos falar. O nosso Inconsciente nos transmite, em forma de um filme ou um teatro (que é o sonho) o que passa no mais íntimo de nosso ser: nossos medos, nossos desejos mais profundos, nossas culpas, nossas mágoas, nossos conflitos ... Os sonhos também são uma maneira de interpretarmos, acomodarmos no nosso Inconsciente, o que nos aconteceu nos dias anteriores. E, finalmente, Deus tem falado a muitos dos Seus servos, Sua vontade através dos sonhos. É importante atentar para os nossos sonhos, para podermos nos conhecer melhor e, se for o caso, ouvir o que Deus nos quer falar.
Oração: Querido Deus, que o Seu Santo Espírito nos ensine a interpretar os nossos sonhos; nos ensine a ouvir a Sua voz e o que o Senhor nos quiser falar. Fala-nos hoje. Em Nome de Jesus. Amém!
19 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 25; Jó 31; Mateus 13.24 - 43
Meditação: “... O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo. ... veio o seu inimigo, semeou o joio no meio do trigo, retirou-se ... O que semeia a boa semente é o Filho do homem. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno”. (Mt 13.24-25, 37-38).
Um dos grandes impedimentos ao crescimento da Igreja de Cristo é o mau comportamento de alguns membros da Igreja. Mas Jesus deixa claro que, enquanto os filhos do reino vão nascendo, em seu meio o inimigo vai plantando seus filhos, e assim vão tentando dificultar a obra do Senhor. Mas Jesus disse que terá que ser assim até o fim, quando será o juízo, e então o “joio será retirado do meio do trigo”.
Esaú chegou do campo cansado e com fome, encontrou seu irmão Jacó comendo um delicioso guisado vermelho e vendeu seu direito de primogenitura por um prato desse guisado.
Oração: Senhor, ajuda-nos a não olhar para as pessoas que estão no seio da Igreja, mas não têm o caráter de filho de Deus. Ajuda-nos a olhar para Jesus e procurarmos viver de tal forma a dignificar o nome de cristão e assim sermos bons exemplos que levem pessoas a desejarem conhecer a Jesus. Ajuda-nos a não ter ações voluntariosas, impensadas. Ajuda-nos a não aproveitar das fraquezas de nosso próximo. Em Nome de Jesus. Amém!
18 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 24; Jó 29 - 30; Mateus 13.1 - 23
Meditação:“O Senhor, Deus do céu ... Ele enviará o Seu anjo adiante de ti, para que tomes mulher de lá para meu filho”. (Gn 24.7).
Amor romântico, casar por amor é coisa que surgiu a partir do século XX. Até então, eram os pais que escolhiam os noivos para seus filhos. Muitos se conheciam somente na hora do casamento. E o que sustentava o casamento era o compromisso. O amor surgia depois, com o respeito e a convivência.
Quando o servo de Abraão saiu com a difícil incumbência de buscar uma esposa para seu senhor Isaque, ele saiu na confiança de que Deus o estaria guiando na escolha certa. Deus reservou para Isaque uma moça “muito formosa ... virgem ... e ela lhe foi por mulher, e ele a amou” ... (Gn.24.16,67). Isaque amou a Rebeca, pois a vontade de Deus é perfeita e agradável! Quando eu era jovem, fiz esta oração ao Senhor, que Ele me fizesse conhecer o rapaz com quem poderia me casar, pois assim seria da Sua vontade. Foi assim que tive um único namorado, e já completamos 46 anos de feliz casamento. Quantas tristezas nos foram evitadas, quanta felicidade vivida porque casamos no Senhor!
Oração: Querido Deus, abençoa os jovens, para que possam confiar no Senhor, para esta escolha tão difícil e tão importante que é escolher o companheiro que deve ser para toda a vida! Ajuda-nos a ser cônjuges bons e amantes, hoje. Em Nome de Jesus. Amém!
17 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 23; Jó 28; Mateus 12.22 – 50
Meditação:“De onde, pois, vem a sabedoria? Onde habita o entendimento? ... E disse ao homem: O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é o entendimento”. (Jó 28.20,28).
Como é fugaz o poder dos homens mortais! Sua beleza pode ser perdida em um instante ou, fatalmente, com o correr dos anos. Sua inteligência pode ser perdida com um golpe, ou fatalmente, com o tempo se vai perdendo capacidades. A saúde também podemos perdê-la num momento ... E a vida? Basta Deus nos chamar e mesmo com toda a saúde, nós vamos ... Como somos vulneráveis! E então, de que vale a soberba, o orgulho, as vaidades? Por isso a Palavra nos adverte constantemente: se queremos ser sábios devemos temer o Senhor; se queremos ter entendimento devemos apartar-nos do mal. Hoje vivemos com muitos medos, principalmente quem vive nos grandes centros. Mas se Deus for o nosso escudo, não precisamos temer, porque mal algum poderá nos atingir, a menos que Deus permita e, se permitir, fará com que tudo contribua para o nosso bem. (Rm 8.28). Deus fará que tudo redunde em bênçãos materiais, emocionais ou espirituais!
Oração: Oh Senhor, aguça-nos a consciência da nossa finitude, da nossa limitação, para que sejamos suficientemente humildes para vivermos no temor do Senhor e assim buscarmos uma vida santa. Ajuda-nos e protege-nos hoje, Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!
16 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 22; Jó 25 - 27; Mateus 12.1 - 21
Meditação:“ Assim chamou Abraão àquele lugar de o Senhor proverá...” (Gn 22.14).
Quando Abraão subia o monte Moriá com todos os preparativos para o holocausto, Isaque perguntou a seu pai pelo cordeiro e ele respondeu: “O Senhor proverá”. E Deus providenciou o cordeiro para o holocausto, numa figura do que aconteceria um dia, quando Jesus seria “o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). As nações ofereciam seus filhos em holocausto: “... passar seus filhos… pelo fogo … o que nunca lhes ordenei, nem subiu ao meu coração.”(Jr 32.35). Mas Deus não quer sacrifícios humanos, Deus quer nosso coração: nosso amor, nosso temor, nossa prioridade.
Nestes 2 textos: “... debaixo dele se encurvaram os aliados de Raabe. ...” e “Com a sua força fendeu o mar; com o seu entendimento abateu a Raabe”. (Jó 9.13;26.12), vemos que Jó viveu depois da travessia do mar e depois da tomada de Jericó e não antes de Moisés como alguns advogam. “... não me reprovará a minha consciência enquanto eu viver”. (Jó 27.6). Jó desejava não fazer nada que pudesse deixá-lo sentindo-se culpado.
Oração: Querido Deus, obrigado por Jesus. Ajuda-nos a confiar que sempre o Senhor proverá para as nossas necessidades. Ajuda-nos a viver hoje, como Jó, com uma consciência irrepreensível, sem culpas. Em Nome de Jesus. Amém.
15 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 20 - 21; Jó 23 - 24; Mateus 11.2 - 30
Meditação:“Ouviu Deus a voz do menino e bradou o anjo de Deus a Agar desde o céu: Que tens Agar? Não temas ...Ergue-te, levanta o rapaz e toma-o pela mão, pois dele farei uma grande nação ...Deus abriu-lhe os olhos e ela viu o poço...” (Gn 21.17-19).
Por causa de uma bobagem de criança, pois “Ismael zombava de Isaque” (Gn 21.9), Sara despede Agar e Ismael. Depois de andar errante pelo deserto de Berseba, a água acabou. Agar fica distante de seu filho e começa a chorar, pois imaginava que iam morrer. Apesar de Agar já ter experimentado o cuidado do Senhor, quando anos antes, fugiu de sua senhora Sara, ela não esperava que Deus continuava cuidando dela. E foi nesse momento crítico, que ela ouve o anjo de Deus encorajá-la, dizendo-lhe que não precisava temer, mas sim levantar-se, levantar seu filho e tomar-lhe pela mão. Deus, então, faz promessas de abençoar Ismael e abre seus olhos para ver o poço que lhes salva a vida. Podemos estar enfrentando problemas e pensamos que é o fim. Não sabemos que estamos somente no princípio de uma grande jornada! Foi assim que Agar viveu no deserto, preparou seu filho para ser guerreiro, e venceu!
Oração: Querido Deus, abre nossos olhos para ver as provisões que o Senhor tem para nós no dia de hoje. Dá-nos grandes sonhos. Ajuda-nos a estar de pé, não temer e vencer. Obrigado, pelo Seu cuidado Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!
14 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 19; Jó 22; Mateus 10.26 - 11.1
Meditação:“E a mulher de Ló olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal”. (Gn 19.26).
A situação de perversão na cidade de Sodoma era tal que, quando os anjos enviados por Deus foram recebidos por Ló, os homens da cidade cercaram a casa, para possuí-los sexualmente. Assim, nos deparamos com outro fato terrível: um pai que tinha o dever de proteger suas filhas, as oferece no lugar dos seus hóspedes, Ló lhes diz: “Tenho 2 filhas virgens. Eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer. ...” (Gn 19.8). Quando as famílias de nossos dias deixam seus filhos sem disciplina, sem controle... Os pais não estão fazendo o mesmo que Ló? E assim vemos como o índice de adolescentes grávidas e com filhos, na maioria das vezes sem pai, é altíssimo. Pela misericórdia do Senhor, Ló escapou somente com suas 2 filhas. O pecado sempre leva à destruição! Em meio a corrupção deste mundo, quantos estão olhando para o passado, e sendo “transformados em estátua”, isto é, estão ficando imobilizados pelas suas tragédias: vivendo com mágoas, ressentimentos, ódios, frustrações ... deixam de viver seu presente e não constroem um novo futuro.
Oração: Querido Deus, ajuda-nos a não olhar para trás, mas que possamos hoje viver uma vida abundante e assim sobre as experiências do passado, possamos com a Sua sabedoria e misericórdia construir um belo futuro. Em Nome de Jesus. Amém!
13 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 18; Jó 21; Mateus 10.1 - 25
Meditação: “Há acaso, alguma coisa demasiadamente difícil para o Senhor? ...” (Gn 18.14 ).
Depois que Deus apareceu a Abraão, lhe mudou o nome e lhe prometeu que Sara teria um filho; lhes envia 3 anjos que lhes anunciam o nascimento de Isaque. Sara agora com 90 anos, já passado a menopausa, poderia ainda engravidar? Foi então que o anjo lhe deu e nos dá uma grande lição em forma de pergunta: há alguma coisa demasiadamente difícil para o nosso Deus? Nosso Deus criador dos céus e da terra, Aquele que do nada fez surgir tudo o que existe, nosso Deus-Filho que encarnado acalmou a tempestade, andou sobre o mar, curou toda sorte de enfermidades, ressuscitou mortos ... Não, para nosso Deus não há nada difícil! A questão das respostas positivas às nossas petições é muito complexa, muitas são as variáveis envolvidas: a vontade soberana de Deus, Seus propósitos para nossa vida e para a humanidade, nossa fé ... O importante é estarmos conscientes de que nosso Deus é o Deus do impossível. Ele quer o nosso bem porque nos ama. Só não atenderá um pedido nosso, se não estiver dentro de Seu tempo ou dentro de Sua perfeita vontade boa e agradável.
Oração: Querido Deus, sabemos que o Senhor TUDO pode, tenha misericórdia de nós, atende-nos em nossas súplicas. Aumenta-nos a fé, ajuda-nos a persistir em oração como Daniel e a nos submetermos à Sua vontade como Jesus. Em Nome de Jesus. Amém!
12 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 17; Jó 20; Mateus 9.18 - 38
Meditação:“Disse ... Deus a Abraão ... Sara. ... te dará um filho, e lhe porás o nome Isaque, com ele estabelecerei a minha aliança ...” (Gn 17.15,19).
Aos 75 anos muitos estão se acomodando, preparando para morrer... mas, Deus desafia Abraão aos 75 anos! Apesar de sua vida rica, próspera e cômoda, Deus o chama para uma grande aventura: sair para uma grande viagem sem volta, até uma terra que Deus lhe mostraria e onde teria filhos. Abraão obedeceu e partiu, 10 anos se passaram, e como o filho não chegava, Sara deu um “jeitinho”, lhe deu sua serva Agar para ter um filho em seu lugar. Decisão que depois trouxe muitos conflitos familiares. Praticamente 15 anos depois, quando Abraão já estava com quase 100 anos e Sara com 90 anos, Deus aparece a Abraão, troca-lhes o nome de Abrão para Abraão, de Sarai para Sara, e diz: “agora é a minha hora, agora te darei um filho; não com uma mulher fora do casamento, mas com sua esposa”. Ao longo da história bíblica vemos como Deus abençoa famílias! Família, a primeira instituição divina! Através dos séculos, Deus confiou e continua confiando na família para a consecução de Seus propósitos para a humanidade.
Oração: Obrigado Senhor por nossa família. Que todos possamos estar dentro de Seus propósitos. Ajuda-nos a saber esperar, não nos precipitarmos e tomar decisões antes de Sua hora. Cumpra-se em nossa família a Sua Vontade. Em Nome de Jesus. Amém!
11 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 15 - 16; Jó 18 -19; Mateus 8.28 - 9.17
Meditação:“... veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão dizendo: “ Não temas Abrão, eu sou o teu escudo; o teu galardão será muito grande”. (Gn.15.1).
O escudo era a proteção que os guerreiros da antiguidade usavam nas guerras, para proteção contra flechas. Hoje, os policiais ainda o usam em confrontos com o povo. Deus fala a Abraão que Ele era o seu escudo, a sua proteção, logo não havia razão para temer. A seguir o Senhor lhe faz promessas e lhe dá explicações quanto o futuro: seu galardão, sua recompensa, será muito grande ... Era um mistério para mim, o porquê Deus destruiu aquelas nações e deu suas terras para Israel, até que li este texto e entendi: Eles foram mortos e eliminados, como foi o povo que precedeu o dilúvio e o povo de Sodoma e Gomorra ... Mas Abraão não poderia possuir a terra em seus dias porque a “...iniquidade dos amorreus ainda não está cheia”. (Gn 15.16). Isto nos ensina que Deus na Sua paciência e misericórdia tem uma medida para cada povo. Ele espera completar a medida e, quando esta medida de iniquidade chega ao limite suportável por Deus, vem a destruição. E ficamos assustados, não entendemos o porquê!
Oração: Querido Deus, tenha misericórdia de nós: abençoa nosso país, nossa cidade para que haja arrependimento antes que a medida de iniquidade se complete e haja destruição. Que hoje mudemos de vida, com atitudes e ações. Em Nome de Jesus. Amém!
10 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 13 - 14; Jó 16 - 17; Mateus 8.1 - 27
Meditação: “Disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti ... pois irmãos somos”. (Gn.13.8).
O problema entre Abraão e Ló era o excesso de bens: “Era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro”. (Gn.13.2); não podiam estar juntos com tantos rebanhos e por isso seus pastores se desentendiam. Abraão, num exemplo de humildade e desprendimento, lhe diz: “Não está toda a terra diante de ti: ... se escolheres a esquerda, irei para a direita; se a direita escolheres, irei para a esquerda”. (Gn.13.9). Que diferente seria se agíssemos assim! Abraão deixou seu sobrinho escolher a melhor terra e ele foi para a outra parte. Abriu mão de seus interesses econômicos para poder viver em paz! Ao conhecermos o final da história, vemos que Ló não fez uma boa escolha e teve que sair correndo da destruição de Sodoma e Gomorra, salvando apenas ele e suas duas filhas, deixando sua esposa que virou estátua de sal. Quanto a Abraão, Deus o recompensou e Abraão se enriqueceu cada vez mais, sempre procurando a paz! Infelizmente não é o que vemos no dia a dia, e sim: pessoas se corrompendo, matando, espoliando para ter mais e mais.
Oração: Senhor ajuda-nos a abrir mão de nossos interesses pessoais a favor da paz, da amizade, do amor. Como casais, como família, que o bom relacionamento seja prioridade em nossas decisões no dia de hoje! Em Nome de Jesus. Amém!
9 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 11.27 - 12.20; Jó 15; Mateus 7.6 - 29
Meditação:“Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome, e tu serás uma bênção. ... e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (Gn.12.2-3).
Deus chama a Abraão, lhe dá uma missão, lhe promete muitas bênçãos, mas com uma finalidade: abençoar todas as famílias da terra. O povo de Israel não entendeu que era um povo escolhido para abençoar toda a terra, mas pelo contrário, se tornaram etnocêntricos, pensando que eles eram melhores que os demais, e que Deus só queria o bem deles. Como povo, não entenderam a sublime mensagem do amor de Deus. Deus amou o mundo, a humanidade toda. Ele não faz acepção de pessoas; seu desejo é salvar e abençoar a todos. Que hoje não façamos o mesmo, se temos mais saúde, se temos mais inteligência, se temos mais oportunidades, se temos mais dinheiro, se temos mais conhecimentos da Palavra de Deus, podemos estar certos de que isto deve ser usado para abençoar os que estão ao nosso redor. Quanto mais forte, quanto mais alta for nossa luz, maior deve ser o nosso alcance!
Oração: Oh Senhor, ajuda-nos a sair de nosso mundinho, a abrir-nos ao mundo levando a mensagem de Jesus, a esperança da salvação. Somos salvos para boas obras. Que possamos praticar boas ações, abençoando aqueles com quem encontrarmos hoje. Em Nome Jesus. Amém!
8 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 10 - 11.26; Jó 13 - 14; Mateus 6.19 - 7.5
Meditação:“... ainda que Ele me mate, contudo nÊle esperarei ...” (Jó 13.15).
Essa deve ser a nossa atitude: confiar em Deus mesmo que o pior nos aconteça. “... está na Sua mão a alma de todo o que vive, e o espírito de todo o gênero humano. ... Os dias dos homens estão determinados ...” (Jó 12.10; 14.5). Quando nos encontramos em situações tão críticas que desejamos tirar nossa vida, precisamos saber que nossa vida está nas mãos de Deus; que nossos dias estão determinados, não ultrapassaremos ou anteciparemos seus limites. Quando uma pessoa tenta o suicídio, por qualquer meio que seja, e se Deus não permitir sua morte, ela não morrerá mas sim, além dos problemas que ela já tinha, poderá acrescentar as consequências da tentativa do suicídio. Certa vez ouvi o relato de uma jovem que tomou soda cáustica; não morreu, mas de tempos em tempos necessita cuidados especiais. Ao dar-me conta desse ensinamento bíblico, há uns anos atrás, minha vida tomou novo sentido, pois como não sei quantos dias tenho para viver, se forem poucos, estarei com o Senhor, mas se forem muitos, como estarei vivendo? Por isso precisamos dar qualidade aos nossos dias!
Oração: Querido Deus, como não sabemos quantos dias o Senhor reservou para nós, ajuda-nos a viver hoje, de tal maneira que tenhamos sempre qualidade de vida. Dá-nos vida abundante aos nossos dias de vida. Em Nome de Jesus. Amém!
7 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 8.20 - 9.29; Jó 11 - 12; Mateus 6.1 - 18
Meditação: “...Pai nosso que estás nos céus, .... Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre . Amém” (Mt 6.9-13).
Jesus nos adverte a viver uma vida de constante oração. Ao ser perguntado por Seus discípulos como deveriam orar, Jesus lhes dá um roteiro de oração. Infelizmente muitos rezam o Pai Nosso, isto é, repetem o roteiro de oração como se fosse a oração. Porém Jesus nos ensina quais deveriam ser os passos de nossa oração: 1º. Nossa oração deve ser dirigida a Deus, devemos começar santificando e adorando o nome de Deus, Jehova-tsidkenu (nossa justiça), Jehova-m’kadesh (nos santifica), Jehova-shalom (nossa paz), Jehova-samá (presente está), Jehova-sabaoth (Senhor das batalhas), Jehova-rafah (nos cura), Jehova-jireh (proverá), Jehova-nissi (nossa bandeira), Jehova-rá-ah (nosso pastor); 2º. Submeter-nos à vontade de Deus, independentemente de qual seja a nossa vontade; 3º. Deus nos fez com muitas necessidades, devemos contar-lhe sobre cada uma delas, tanto as nossas, de nossa família, de nossos amigos, de nossa igreja, de nosso país.... 4º. Pedir perdão pelos nossos pecados e perdoar aos que nos ofendem... 5º. Pedir o livramento do Senhor tanto das tentações como do mal.
Oração: Oh Senhor, abre nosso entendimento, para que possamos orar como Jesus nos ensinou e assim andarmos todo o dia de hoje, com o Senhor. Em Nome de Jesus. Amém!
6 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 7.11 - 8.19; Jó 9-10; Mateus 5.21 - 48
Meditação: “Sede vós, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai, que está nos céus”. (Mt 5.48).
Em toda a Bíblia há uma chamada à santidade, no “sermão do monte” Jesus nos chama a ser perfeitos. Perfeito faz-nos pensar em completo, sem faltas. Para conseguir esta perfeição um dos conselhos do Senhor Jesus é: “... se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ..., vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem e apresenta a tua oferta”. (Mt 5.23-24). Amor é a essência de nosso Deus. Como imagem e semelhança Sua, devemos viver o amor e, para tanto, não podemos viver em desavenças, com mágoas e ressentimentos. E como viver com o coração limpo se não exercitarmos o perdão diário e constante? E o que tiver a nosso alcance devemos fazer; devemos dar o primeiro passo: buscar o irmão para uma reconciliação; só então, estaremos prontos para ofertar e sermos aceitos pelo Senhor.
Oração: Querido Deus, queremos ser santos, queremos ser perfeitos. Ajuda-nos a viver em paz com todos os irmãos. Senhor, mostra-nos que pessoas precisamos perdoar. Ajuda-nos a perdoar a quantos nos magoarem ou ofenderem. Ajuda-nos a não magoarmos nem ofendermos a ninguém no dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!
5 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 6 - 7.10; Jó 8; Mateus 5.1 - 20
Ao ler a história da conversa de Deus com Noé, parece que estamos ouvindo os noticiários: “... a terra está cheia de violência dos homens ...” (Gn 6.13). Porém, no meio de tanta corrupção, Deus achou um homem e sua família, e pode dizer: “...homem justo e íntegro ... e andava com Deus”. (Gn 6.9). E Deus pôde contar com essa família para começar uma nova vida na terra. Depois do dilúvio tudo seria diferente: passou a chover, os homens passaram a comer carne de animais e seus dias foram encurtados para 120 anos. Hoje a média de vida no Brasil é cerca de 72 anos. É uma grande esperança saber que o desejo de Deus é que vivamos pelo menos 120 anos. Durante o tempo que Noé preparava a arca, ele foi anunciador da justiça (2ª Pe 2.5). Hoje, enquanto aguardamos a volta de Jesus, também devemos ter uma vida justa e íntegra e continuarmos a ser anunciadores da justiça!
Oração: Senhor queremos completar os dias que tens para nós, mas vivendo de tal forma que o Senhor possa falar de nós como falou de Noé: homem justo e íntegro que anda com Deus. Que possamos aguardar a volta de Jesus vivendo como Noé. Ajuda-nos na caminhada do dia de hoje. Em Nome de Jesus. Amém!
4 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 4 - 5; Jó 6 - 7; Mateus 4
Meditação: “... Atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas para Caim e para a sua oferta não atentou. ...” (Gn 4.4-5).
Quando Adão e Eva pecaram e se esconderam de Deus, Deus os chamou e posso imaginar um pouco daquela conversa; provavelmente Deus disse para eles: “vocês pecaram e a partir de agora não poderão mais ter esse contato íntimo comigo, porque caso contrário, vocês seriam consumidos diante de minha santidade; mas Eu prometo que, um dia, meu filho vai nascer de uma mulher e vai resgatar este relacionamento. nquanto não chega este dia, vocês vão sacrificar um animal para morrer em seu lugar”. Com certeza Caim não aceitou que a oferta teria que ser um sacrifício e sentiu inveja de Abel por Deus ter aceitado a oferta de Abel e não aceitado a sua e, por inveja e despeito, matou seu irmão. Que triste! Um desentendimento entre irmãos termina na primeira morte da humanidade! Como sempre a causa é desobediência, inveja, ciúmes. Não é o que acontece ainda hoje? Muitos não aceitam que a salvação é pela fé no sacrifício de Jesus! Mas Deus continua dizendo: “Se procederes bem, não serás aceito?...” (Gn 4.7).
Oração: Graças Senhor, porque um dia nós entendemos o sacrifício de Jesus, que morreu para que tenhamos vida eterna. Queremos aprofundar nosso relacionamento com Jesus, e que Ele seja Senhor em nossa vida hoje. Em Nome de Jesus. Amém!
3 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 3; Jó 4-5; Mateus 3
Meditação: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Gn 3.15).
Gênesis 3 contém o relato mais triste da história da humanidade: quando o ser humano deixou de desfrutar da companhia e amizade de Deus porque não confiou e não obedeceu ao seu Criador. O Homem criado para viver no paraíso, para ter Deus como um amigo íntimo, com quem se encontravam todas as tardes para conversar, perde a inocência, conhece o medo, a vergonha, a falta..., como consequência é expulso do seu paraíso ... desde então, longe de Deus, começou a degradação daquele ser que, ao ser criado, recebeu o conceito de muito bom, de imagem e semelhança do seu Criador. Mas em meio a esta triste história, neste triste cenário, surge uma luz, surge uma esperança. Deus promete que na plenitude dos tempos, enviaria da descendência da mulher, Um que seria o Salvador, Um que esmagaria a cabeça do inimigo e que restauraria a amizade do homem com seu Deus.
Oração: Obrigada Senhor, porque esta promessa já foi cumprida! Muitos viveram na esperança de que um dia Jesus viria; hoje, nós vivemos na certeza de que Jesus já veio e já nasceu no nosso coração. Hoje queremos viver confiando em nosso Deus, obedecendo a Seus princípios, desfrutando de Sua íntima amizade. Em Nome de Jesus. Amém!
2 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 2.4 – 25; Jó 2-3; Mateus 2
Meditação: “Disse o Senhor a Satanás: Pois bem. Ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida”. (Jó 2.6).
Quando meditamos na grandeza e majestade de nosso Deus, nos parece surpreendente que um Deus tão grande, possa dar-se conta de seres tão pequenos como nós! Mas somos imagem e semelhança do Senhor! Em Seu imenso amor, Deus nos revelou que sim, se preocupa conosco; sim, se interessa por nós, sabe o que se passa conosco! Quando nosso inimigo se apresentou diante de Deus, Deus lhe perguntou: “Observaste meu servo Jó, como não há semelhante a ele, como ele é íntegro, reto, que me teme e se desvia do mal, mesmo em circunstâncias difíceis, mesmo tendo perdido todos os seus filhos e todos os seus bens?” Este texto ao longo de minha vida tem servido de exemplo, de ensino, de inspiração. Aprendi que muitas vezes passamos por situações difíceis e incompreensíveis, porque o Senhor confia em nós. E porque o Senhor confia em nós, Ele permite que nosso inimigo nos tente: “ele está em teu poder”, mas lhe impõe limites: “poupa-lhe a vida”.
Oração: Querido Pai amoroso, livra-nos do mal, dá-nos Sua fortaleza, Sua proteção e sabedoria para atravessarmos cada dificuldade que nos venha neste dia, com a certeza que o Senhor conhece nossas limitações e nos momentos limite nos tomará em Seus fortes braços. Em Nome de Jesus. Amém!
1 de JANEIRO
Leitura: Gênesis 1 - 2.3; Jó 1; Mateus 1
Meditação: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, ... a nossa semelhança...” (Gn.1.26).
Há algum tempo atrás as Câmaras de alguns estados, dos E.U.A., lutavam para conseguir o direito de ensinar a Teoria Criacionista nas escolas americanas, enquanto outros se opunham pois defendiam a Teoria Evolucionista de Darwin. No relato bíblico vemos como Deus interrompeu a sequência da evolução e criou o homem a Sua imagem e semelhança. Seguramente a verdade está nas duas teorias: Evolucionista e Criacionista. Com a queda e a entrada do pecado na humanidade, esta imagem tem sido distorcida, alterada. Mesmo depois do pecado ter entrado na humanidade, ainda há esperança: “Havia um homem ... cujo nome era Jó. Este homem era íntegro e reto; temia a Deus e se desviava do mal”. (Jó 1.1). Deus, em Seu grande amor, enviou Jesus para nos resgatar. E é assim que seres humanos, embrutecidos, ao conhecerem o amor de Jesus se transformam em novas criaturas. Quanto mais crescermos em santidade, mais próximo da imagem e semelhança de Deus nos tornamos!
Oração: Oh Deus! Que neste novo ano que se inicia hoje, nós possamos caminhar de tal maneira perto de Jesus que o Senhor possa fazer a mesma avaliação que fez de Jó: Homem íntegro e reto. E que ao final desta nova caminhada, possamos ser mais semelhantes ao Senhor! Em Nome de Jesus. Amém!